Cientistas fazem clone de macaco pela primeira vez

Cientistas fazem clone de macaco pela primeira vez

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores americanos anunciaram nesta quarta-feira (14) a clonagem de embri?es de um macaco macho de 9 anos de idade e a extra??o de c?lulas-tronco embrion?rias do clone. O feito ? um marco para a ci?ncia e pode resultar, no futuro, em novos tratamentos para seres humanos.

O trabalho foi publicado online pela revista cient?fica brit?ncia ?Nature?, que chegou a pedir que outro grupo de pesquisadores confirmasse o feito da equipe americana antes da publica??o. O pedido reflete o legado da espetacular fraude na pesquisa de c?lulas-tronco feita pelo cientista sul-coreando Hwang Woo-Suk, em 2004.

Esse novo trabalho ? importante porque um dia os cientistas esperam usar um processo como esse em seres humanos para criar tecidos para transplante especificamente para cada paciente, diminuindo o risco de rejei?es.

Pesquisadores tentaram por anos produzir c?lulas-tronco por meio da clonagem de macacos, porque os animais s?o muito parecidos com os seres humanos e, portanto, oferecem uma boa forma de estudar o processo. At? agora, no entanto, nada havia funcionado.

O avan?o ? fruto do trabalho de Shoukhrat Mitalipov do Centro de Pesquisas de Primatas de Oregon, em Portland, com outros colegas. Os cientistas fundiram o DNA das c?lulas da pele de um macaco reso com ?vulos de macaca n?o-fertilizados que tiveram seu pr?prio DNA removido. Os ?vulos se transformaram em embri?es em est?gio inicial, dos quais foram removidas as c?lulas-tronco.

Os pesquisadores alertaram que mesmo se o procedimento puder ser usado para produzir c?lulas-tronco humanas, ele ainda ? muito ineficiente para ser utilizado na medicina. ?vulos humanos n?o-fertilizados s?o poucos e dif?ceis de obter. O trabalho com macacos exigiu 304 ?vulos de 14 macacas para produzir apenas dois lotes de c?lulas-tronco.

Ainda assim, George Daley, do Instituto de C?lulas-Tronco de Harvard, que conhece bem o trabalho, afirmou ? ag?ncia de not?cias AP que o feito era uma ?demonstra??o muito importante? de que o processo ? poss?vel em primatas, o grupo que inclui tanto macacos quanto humanos.

A revista ?Nature? tamb?m publicou a revis?o dos resultados feita por uma equipe australiana. Em um e-mail para a AP, a revista confirmou que a revis?o foi feita por causa da fraude sul-coreana, quando Woo-Suk e seu grupo mentiram ao dizer que tinham clonado embri?es humanos.

A revista enfatiza que o pedido n?o quer dizer que ela n?o confia nos cientistas da ?rea de clonagem. O comunicado oficial da ?Nature? afirma que como ?quest?es v?o provavelmente ser levantadas a respeito da veracidade dos experimentos, dado a recente hist?ria do campo da clonagem , n?s vemos isso como uma forma bastante direta de eliminar essas d?vidas?.

O estudo australiano, liderado por David Cram, da Universidade Monash, analisou o DNA do macaco macho utilizado, das duas macacas que doaram ?vulos e das c?lulas-tronco obtidas. Os resultados mostram ?al?m de qualquer d?vida? que as c?lulas vieram de embri?es clonados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES