Cientistas vão invadir bares de Teresina a partir do dia 15

O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio

A cidade de Teresina vai sediar um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo: o Pint of Science.  O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio, com o objetivo de proporcionar conversas divertidas sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato descontraído. Novas descobertas que podem mudar o futuro da humanidade serão dialogadas com o público em geral e de maneira gratuita na Fazendaria Premium e o Seu Zé, Bar e Restaurante.

No estado, o evento é conduzido pela Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) que apoia esta iniciativa, realizada pela primeira vez em 2013 e criada por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e pós-doutorado na Inglaterra. De acordo com o diretor da Unidade de Pesquisa da Sedet e coordenador oficial do festival em Teresina, Francisco Soares, as pessoas terão a oportunidade de trocar conhecimentos sobre assuntos fascinantes de cunho científico em um ambiente leve. "É interessante que a população conheça o trabalho de um pesquisador, que tem uma jornada repleta de encantos e também desafios - bem como a trajetória de qualquer outro profissional, em um local descontraído e leve", disse Soares.

O Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival. Este ano, o evento será realizado em 22 cidades do Brasil. No Piauí, a Sedet tornou-se parceira do festival. “Ficamos felizes em trabalhar nestes projetos que valorizam a ciência e a tecnologia, trazendo estes tópicos para o público de forma acessível e sem custo. Portanto, Teresina estará conectada com um dos maiores encontros de divulgação científica do mundo”, afirma o gestor da Sedet, Nerinho.

Para o Superintendente da Ciência e Tecnologia da Sedet, Thiago Carvalho de Sousa, o projeto é uma inteligente estratégia que estimula o público a conhecer mais sobre a ciência, possibilitando o esclarecimento de dúvidas. “Teresina merece eventos que proporcionem o incentivo ao conhecimento, tudo isto em locais onde os pesquisadores convidados vão interagir e trocar ideias”, destaca.

A iniciativa científica é gratuita e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos. A Fazendaria Premium e o Seu Zé, Bar e Restaurante ficam localizados nos seguintes endereços: Avenida Dom Severino, 1730, e Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1407, Bairro de Fátima, respectivamente.

Fonte: Com informações do Portal do Governo