Cinco pessoas morrem em Gaza atingidas por pacotes de ajuda lançados de avião

Vítimas esperavam carregamento no campo de refugiados al-Shati, localizado na Cidade de Gaza, norte do enclave palestino

Pacotes de ajuda são lançados por via aérea sobre o norte da Faixa de Gaza | Foto: AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco pessoas perderam suas vidas e dez ficaram feridas nesta sexta-feira, após serem atingidos por pacotes de assistência humanitária que foram lançados do céu e caíram no campo de refugiados al-Shati, localizado na Cidade de Gaza, ao norte do enclave. A responsabilidade pelo envio aéreo ainda não foi determinada, sendo esta modalidade criticada por diversos grupos de ajuda internacional.

DUAS CRIANÇAS ENTRE OS MORTOS: O chefe do Departamento de Atendimento de Emergência do Complexo Médico al-Shifa, Muhammad al-Sheikh, confirmou as cinco mortes. Alguns dos feridos transferidos para a unidade de saúde estão em estado grave, conforme relatado pelo chefe do departamento à CNN e à AFP. Segundo a CBS News, pelo menos dois meninos estavam entre os falecidos, enquanto os feridos têm idades variando entre 30 e 50 anos. 

PROBLEMA NOS PARAQUEDAS: O incidente teria ocorrido devido a problemas nos paraquedas de algumas remessas, resultando na queda das caixas sobre as pessoas que aguardavam para receber a ajuda humanitária. Mohammed al-Ghoul relatou à AFP que ele e seu irmão estavam acompanhando um dos paraquedas na esperança de obter "um pacote de farinha". 

Então, de repente, o paraquedas não abriu e [o carregamento] caiu como um foguete no chão de uma das casas — disse o homem de 50 anos. — Dez minutos depois, vi pessoas transferindo três mártires e outros feridos que estavam no terraço da casa onde os pacotes de ajuda caíram.  

VÍDEOS CIRCULANDO NA INTERNET: Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver os pacotes caindo velozmente no solo, com os paraquedas inúteis balançando acima. O gabinete de comunicação do governo de Gaza, controlado pelo Hamas desde 2007, disse que os lançamentos aéreos eram "fúteis" e "não eram a melhor maneira de a ajuda entrar".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES