Cinturão Digital levará cidadania a todos os municípios do Estado

A apresentação do projeto ao público será realizada na próxima segunda-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está bem perto de se tornar um estado totalmente integrado à era digital. Técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (9) com o governador Wilson Martins para definir estratégias para implantação do programa Cinturão Digitais no Piauí, que prevê a disponibilização de sinal de internet banda larga e gratuita em todas as cidades do Estado.

O consultor jurídico, Alexander Barros, e o coordenador de licitações, atos e contratos, Alexandro Stesanuto, ambos do Ministério, estiveram no Palácio de Karnak para tratar de questões jurídicas sobre a instalação do programa, que deve universalizar o acesso à Internet nos 224 municípios do Piauí. De início, as 13 cidades que compõe a grande Teresina, além de Campo Maior, Cocal e Elesbão Veloso, terão acesso ao Cinturão Digital, mas a expansão deve acontecer em breve espaço de tempo.

A apresentação do projeto ao público será realizada na próxima segunda-feira (12). O investimento previsto é de R$ 40 milhões, oriundos de emenda do deputado Ciro Nogueira, no valor de R$ 25 milhões, recursos do Ministério e também do Estado.

De acordo com o governador, a internet será disponibilizada em locais como escolas, bibliotecas, clubes, telecentros e pontos de cultura. ?O usuário deve fazer um cadastro, apresentar uma ficha de freqüência dos filhos na escola e outros documentos básicos. Queremos vincular isso a ações como a permanência das crianças e jovens na escola, o bom rendimento, a participação em projetos culturais, de esporte e lazer?, ressaltou.

Ele explicou ainda que a infraestrutura já existe, com torres espalhadas por todo o Piauí. O município se encarrega da manutenção e a população terá ao seu alcance um elemento fundamental para a cidadania a partir de um projeto considerado pioneiro no país. ?Será um grande salto na inclusão digital do nosso Estado?, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES