Policiamento de trânsito: CIPtran precisa de mais 30 homens e 4 veículos

O aumento do fluxo de veículos em Teresina contribui para os índices crescentes de acidentes de trânsito.

ACIDENTE | Companhia tem dificuldade para atender as ocorrências em tempo hábil | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPtran) é responsável hoje pelo policiamento de trânsito de toda a Teresina, juntamente com outros órgãos. O serviço, no entanto, segundo o comandante da CIPtran, major Leandro de Melo Castelo Branco, não está sendo realizado a contento por falta de pessoal e de viaturas.

A companhia funciona com 90 homens, cinco viaturas e seis motocicletas. Essa estrutura é responsável pelo atendimento de cerca de 15 acidentes diários que acontecem em Teresina, a maioria deles no mesmo horário.

Segundo o major, para que o trabalho seja bem realizado, são necessários pelos menos mais 30 homens, uma viatura e três motos. Além disso, de acordo com comandante da CIPtran, é necessária uma reorganização dos serviços da companhia.

?Teresina possui cerca de 360 mil veículos, dos quais 130 são motocicletas e com a estrutura que temos é complicado dar conta de todas as ocorrências. Nós fizemos um documento com o planejamento dos nossos serviços. Nosso objetivo é dividir a cidade em cinco áreas e dividir nossas equipes de acordo com essa reorganização. Dessa forma vamos conseguir realizar nosso trabalho sem deixar ninguém esperando por muito tempo nas ocorrências?, disse.

Segundo o major, o número de acidentes é maior nos horários entre 7h30 e 12h e entre 14h e 18h, quando o fluxo de veículos aumenta na capital. ?Nesse horário os acidentes são mais comuns porque tem mais carros nas ruas.

É nesse intervalo de tempo que nosso trabalho é dificultado, pois não temos como estar nas ocorrências na hora que elas acontecem. Quando acontece um acidente nesses horários é possível que a pessoa tenha que esperar até mais de uma hora para nós chegarmos ao local. Já nos demais horários a demora é só de cerca de 15 minutos, que é o tempo necessário ao deslocamento da viatura?, pontuou.

O major explica que a demora acontece porque não há como a equipe que está atendendo uma ocorrência seja deslocada para outra sem encerrar os procedimentos da primeira. ?Quando muitos acidentes acontecem ao mesmo tempo as equipes ficam ocupadas e não dá para deslocá-las sem que elas tenham realizado o atendimento na ocorrência em que se encontram. Nós não podemos realizar um trabalho mal feito para tentar chegar em todos os acidentes em tempo hábil?, argumentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES