Cirurgião Ivo Pitanguy morre aos 90 anos após parada cardíaca

No dia 5 de agosto, o cirurgião participou do revezamento da tocha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cirurgião Ivo Pitanguy morreu na tarde deste sábado, aos 90 anos. O seu corpo será velado amanhã, a partir das 13h, no Memorial do Carmo. Às 18h, será a cerimônia de cremação. Segundo a assessoria de imprensa do médico, ele sofreu uma parada cardíaca em casa. No último dia 5 de agosto, o cirurgião participou do revezamento da tocha olímpica em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Com mais de 900 livros publicados aqui e no exterior, o professor era membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Nacional de Medicina. O médico foi o responsável pela criação do serviço de queimados da Santa Casa de Misericórdia, no Rio. Ele também criou o serviço de cirurgia plástica reparadora daquela instituição. O mestre deixa quatro filhos e cinco netos.

"Nós estamos perdendo um de nossos mais representativos acadêmicos, alguém que honrava a casa. Estou muito impactado, bastante emocionado. Ele era representativo em todos os sentidos, como acadêmico, como amigo e como cidadão. Ele cumpriu o destino dele com a vida que teve", disse o presidente da ABL Domício Proença Filho.

"O professor Ivo Pitanguy é uma das pessoas mais maravilhosas da história da medicina brasileira, senão a mais. Primeiro pela pessoa, como humanista. Soma-se a isso a sua lealdade aos princípios éticos da medicina. Um exemplo de médico, colega e professor", lamentou Dr. José Galvão Alves, diretor de ensino e pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Rio e vice-presidente da Academia Nacional de Medicina.

"Foi um homem completo, dotado de uma sensibilidade social enorme e um inovador. Seguramente, sua capacidade respeitosa de lidar com as pessoas e os pacientes o colocaram numa galeria de notáveis da medicina brasileira. Um ícone, um homem à frente de seu tempo", Evandro Tinoco, diretor clínico do Hospital ProCardíaco e professor da Universidade Federal Fluminense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES