Clássico Pac-man ajuda em pesquisa sobre o medo

Clássico Pac-man ajuda em pesquisa sobre o medo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cl?ssico Pac-man, jogo lan?ado originalmente em 1979 pela japonesa Namco, ganhou outra aplica??o na m?o dos cientistas ingleses. O jogo foi utilizado em um estudo para descobrir como o c?rebro humano reage ao perigo. Segundo o site The Guardian, cientistas do centro Wellcome Trust de neuroimagem da University College London adaptaram o game do popular personagem amarelo a choques el?tricos, que eram disparados nas m?os dos volunt?rios quando estes eram pegos pelos fantasminhas.

Um scanner de resson?ncia magn?tica (MRI) monitorou a atividade cerebral de cada um dos participantes e mostrou qual parte do c?rebro recebia maior fluxo de sangue. Como se sabe, quanto mais sangue existe em uma ?rea do c?rebro, mais ativa ela est?.

A pesquisa revelou que, quando o perigo estava distante, os jogadores utilizavam predominantemente a parte do c?rebro conhecida como c?rtex pr?-frontal, respons?vel pelo planejamento de tarefas complexas. Por?m, quando o inimigo se aproximava, o c?rebro rapidamente ativava uma parte central mais primitiva, que governa a resposta r?pida dos mecanismos de sobreviv?ncia com rea?es como luta, evas?o ou at? mesmo paralisa??o.

Em declara??o ? BBC, o Dr. Dean Mobbs, um dos autores do estudo, explicou que esta mudan?a de atividade ? crucial para a sobreviv?ncia animal, j? que sem o medo n?o h? rea??o ? amea?a. O objetivo da pesquisa, que ? a primeira a capturar a mudan?a de atividade no c?rebro em mecanismos humanos de defesa, ? entender as rea?es das pessoas ao medo e assim ajudar no tratamento de problemas de ansiedade como, por exemplo, ataques de p?nico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES