Clima contribui para onda de diarreias em Teresina

“O calor, sem dúvidas, favorece a proliferação de infecções, principalmente pela água.

Avalie a matéria:
Gastro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clima quente traz uma infinidade das chamadas “doenças de verão”. Em Teresina, um verdadeiro “boom” de infecção intestinal tem chamado a atenção de especialistas. Com filas de espera lotadas em hospitais, a maioria dos casos é de origem viral, isto é, causada por vírus.

Guilhermo conta que as crianças são mais vulneráveis à diarreias. Crédito: Divulgação.

As recomendações são básicas, mas que muitas vezes as pessoas acabam esquecendo. “O calor, sem dúvidas, favorece a proliferação de infecções, principalmente pela água. Por isso é importante beber água filtrada, lavar as mãos com frequência e higienizar bem frutas e verduras. Em caso de diarreia, é preciso de hidratação imediata e o uso de probióticos, que são conjuntos de bacilos para melhorar a flora intestinal”, recomenda Guilhermo Enrique Campos, médico especialista em Gastroenterologia e Gastropediatria.

Muitos casos não são graves, mas o melhor mesmo é buscar uma orientação profissional correta. “Se é só uma diarreia, hidratação oral urgente. Suco, água de coco, cajuína. Em caso de vômito, é preciso comparecer uma urgência para indicação médica. O médico saberá como tratar o paciente”, acrescenta o médico.

As crianças são mais vulneráveis. E muitos casos exigem atenção dos pais. “Criança com vômitos frequentes, sangue ou muco nas fezes tem que ser encaminhada ao médico imediatamente. Muitas pessoas acabam se automedicando, o que é errado”, revela Guilhermo Enrique Campos.

A automedicação é um problema, pois muitas pessoas acabam tomando antibiótico por conta própria sem necessidade. “A maioria das infecções são virais, causadas pela água. É preciso frisar que as pessoas não tomem remédio por conta própria”, finaliza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES