CNH vai ter mudanças visuais e adaptações, revela Contran

O documento de habilitação para condutores terá mudanças visuais e algumas adaptações para se adequar ao padrão internacional

CNH vai ter mudanças visuais e adaptações, revela Contran | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ) acaba de publicar a resolução nº 886 no dia 13 de dezembro, que revela o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo visual começará a ser emitido a partir de 1º de junho de 2022, a medida que os condutores vão renovando ou emitindo a segunda via. Portanto, não é obrigatória a substituição da atual para a nova. 

Além disso, o governo já se posiciona de maneira contrária em relação à proposta do novo formato de CNH, onde o condutor levaria consigo um cartão de plástico contendo um chip de identificação. Logo, o documento continuará em forma de papel impresso. A única tecnologia mais recente aliada à CNH è o QR Code, que seguirá em uso. 

Por outro lado, algumas ideias mais recentes estão mantidas para a nova CNH . Entre elas, uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista pode conduzir, além da possibilidade de se receber alterações nos códigos para seguir o padrão internacional. 

Nova CNH para 2022 será emitida para os que precisarem de segunda via, os recém habilitados e quem renovou a carteira - Foto: Divulgação

Outra das novidades é adição de uma letra “P” para permissão para dirigir ou “D” para CNH definitiva, unificando o design do documento – inclusive para a “Autorização para Conduzir Ciclomotores”.

Como a Lei 14071/20 determina, o motorista pode optar por ter a CNH somente no formato digital, utilizando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – embora não seja mais obrigatório portar o documento quando for dirigir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES