CNH vencida gera multa e sete pontos na habilitação, alerta Detran

Processos abertos para a renovação de CNH foi de 130.032.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias é considerada uma infração gravíssima, que gera sete pontos e multa de R$ 191,54. As penalidades constam no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro. O infrator está sujeito também a medidas administrativas – recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado, com a Carteira em dia.

“A renovação da CNH é necessária, já que ela traz um acompanhamento da condição física e mental do motorista e garante a segurança do condutor e das outras pessoas que participam do ambiente do trânsito”, destaca o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão.

Procedimentos

O condutor deve estar alerta em relação ao vencimento da CNH. A renovação é feita de forma presencial. O condutor deve pagar a taxa do serviço de R$ 142,92, depois de emitir a guia de pagamento por meio do site do Detran, se direcionar a uma das unidades do órgão portando originais e cópias do documento de identificação, CPF, CNH e comprovante de endereço atualizado. Após a entrega da documentação, é feita a captura de imagem, a biometria e agendamento do exame médico.

Aprovado no exame médico, o condutor retorna a unidade do Detran-PI para deixar o processo e, no prazo de 05 dias úteis após a finalização da renovação, a CNH estará disponível para recebimento no órgão.

Motoristas profissionais

O motorista que possui a observação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR) deve comparecer ao Detran para renovar a CNH. A diferença, nesse processo, é que o condutor passará também pelo exame psicológico, que será agendado no dia do atendimento.

O prazo de validade da Carteira de Habilitação geralmente é de cinco anos, para pessoas com idade até os 60 anos, e de três anos, para quem tem acima de 65 anos, mas pode haver variações, dependendo da avaliação médica.

Nos cinco primeiros meses de 2015, o número de processos abertos para a renovação de CNH no Estado foi de 130.032 solicitações. Desse total, 78.195 foram em Teresina.

Mudança de Permissão para CNH Definitiva e 2° Via

Para realizar essas duas solicitações, o Detran-PI oferta o serviço online, que proporciona mais agilidade aos usuários. Para ter acesso ao benefício, basta acessar o site do órgão e procurar a opção ‘Mudança de Permissão para CNH’ ou ‘Segunda Via de CNH’ e preencher os campos referentes ao CPF, número de registro e local de coleta, referente à qual unidade de atendimento o solicitante prefere receber a nova habilitação.

As taxas para a realização desses dois serviços também são emitidas no site do Departamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES