Cobertura de esgotamento melhora 60% em Teresina

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março Teresina tem o que comemorar. No período entre julho de 2017 a julho de 2018, a capital aumentou a sua cobertura de esgoto de 19% para 31%, um crescimento de mais de 60%. Os dados foram divulgados pela Concessionária  Águas de Teresina. Os números refletem diretamente nos investimentos dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital. O índice de cobertura foi homologado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete).

Atualmente, cerca de 252 mil teresinenses contam com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A população atendida passou de 19% para 31%. "Todas essas ações são muito bem planejadas e definidas e essas metas com os 31% foram buscadas pelo compromisso da empresa. Foram aplicados mais de R$ 400 milhões nessa busca  da melhoria dos indicadores e na prestação de serviço de água e esgoto. A projeção para os próximos anos é implantar mais 400 Km de rede sanitária", destacou o diretor executivo da Água de Teresina, Diego Da Magno.

Crédito: José Alves Filho

Comparando a situação do saneamento básico no país em 2018, Teresina avançou. É o que afirmou o presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) Arsete, coronel Edvaldo Marques. “O papel da agência é de fiscalizar. Nós tínhamos pouco menos de 20%, e em pouco tempo pudemos avançar para 40%".

O levantamento também apontou o desperdício de água na rede de distribuição. De acordo com o diretor-presidente da empresa da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini, a companhia vem combatendo as perdas de água na distribuição do serviços através da automação e substituição de hidrômetros e na manutenção de sua rede de distribuição. "Nossa meta é para comemorar o resultado de crescimento de 60% da cobertura sanitária onde saltamos de 19% para 31% e é um marco para cidade de Teresina, que demonstra nosso compromisso em transformar Teresina numa capital referência no saneamento. Para os próximos anos estão previstos mais investimentos para que se atinja até 90%. Foram investidos em torno de 400 Km de rede de esgoto e isso acarreta na modernização do sistema que evita o desperdício de água", disse. "Nossa próxima meta é atingir 40% de cobertura no esgotamento sanitário até 2020”, projetou diretor-presidente da Águas de Teresina.

Rede de água e esgoto

Conforme o estudo, a concessionária vem investindo em obras de extensão de redes, construção de adutoras, estações de tratamento de água e automação desses sistemas por toda a Teresina para que o total chegue até 90% em 30 anos.  Além do investimento, o estudo também apontou índices de cobertura da rede de distribuição de água e da rede coletora de esgoto.Em poucos anos, a previsão é que sejam construídas sete estações elevatórias. Os bairros inicialmente contemplados por essas obras são: Parque Alvorada, Aeroporto, Itaperu e Nova Brasília.

Crédito: José Alves Filho

Com esses investimentos, a poluição causada pelo despejo do esgoto direto nos Rios Poti e Parnaíba foi reduzida. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, os aguapés, indicadores naturais da poluição do rio, têm reduzido nos rios que cortam Teresina. “Os aguapés sumiram porque o alimento do aguapé também sumiu. Tudo o que era jogado na região da universidade sumiu com a estação elevatória. Toda aquela carga de despejo, matéria orgânica que vinha da zona Leste deixou de existir no trecho que vinha da Ponte JK até o encontro com Rio Parnaíba. Reforçamos que estamos fiscalizando e contratando uma empresa para remanejar os aguapés no verão para outras regiões que não prejudiquem a vida aquática", explica. 

Menos desperdício de água

Crédito: José Alves Filho

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini, lembra que o Dia Mundial da Água é uma data reflexiva para repensar a sua importância para a vida em sociedade e ao meio ambiente. Segundo ele, a falta de saneamento adequado traz não apenas problemas sociais ao país, mas também ambientais, financeiros e de saúde. Sobre as perdas da água antes de chegar nas residências dos consumidores,  Cleyson Jacomini prevê reduzir em 25% o desperdício, ao longo de 10 anos de atuação da empresa em Teresina. 

"Esse é um aspecto muito importante discutido inclusive pelo Dia Mundial da Água, e está em nossas metas contratuais de reduzirmos perdas que hoje chegam a 50%. Queremos reduzir entre 25% a 40%. Nosso objetivo é trabalhar bastante na hidrometração, trabalhar nas áreas ocupadas, nas manutenções e reduções de redes antigas e obsoletas que se encontram na cidade para que possamos reduzir o desperdício", garantiu. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES