Cobra devora sapo e ainda usa o veneno dele

Cobra devora sapo e ainda usa o veneno dele

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma cobra asi?tica desenvolveu o que poder?amos chamar de "veneno terceirizado": no lugar de produzir sua pr?pria pe?onha, ela aproveita a existente nos sapos que devora e a utiliza contra seus pr?prios inimigos quando necess?rio.

O truque foi flagrado por pesquisadores americanos e japoneses que estudam a Rhabdophis tigrinus, esp?cie comum em v?rias ilhas do Jap?o. Diferentemente de outras serpentes, o r?ptil n?o inocula veneno usando suas presas, mas possui gl?ndulas produtoras de pe?onha na parte de tr?s do pesco?o. "Produtoras" ?, claro, modo de dizer: os pesquisadores, liderados por Deborah Hutchinson, da Universidade Old Dominion, na Virg?nia, verificaram que o veneno cont?m subst?ncias muito parecidas com as presentes numa esp?cie de sapo, o Bufo japonicus. Da? a suspeita de que seriam gl?ndulas recicladoras, e n?o produtoras.

Para embasar a hip?tese, os pesquisadores primeiro examinaram a estrutura da gl?ndula. Descobriram que ela n?o possu?a c?lulas especializadas em produzir veneno: apenas armazenava as subst?ncias pe?onhentas, provavelmente vindas do plasma.

N?o satisfeitos, eles examinaram uma ilha em que havia a popula??o de cobras, mas que n?o tinha os sapos suspeitos, bem como outra em que as esp?cies ocorriam juntas. Tamb?m fizeram experimentos em que alguns filhotes de Rhabdophis tigrinus eram alimentados com sapos e outros recebiam outro tipo de comida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES