Cocaína jogada em alto mar por traficantes tem viciado tubarões, diz estudo

O vício teria surgido após os animais terem ingerido a substância que foi jogada em alto mar por traficantes de droga americanos.

Cocaína jogada em alto mar por traficantes tem viciado tubarões | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores marinhos da costa leste dos Estados Unidos, estão investigando o caso de tubarões estarem viciados em cocaína. O vício teria surgido após os animais terem ingerido a substância que foi jogada em alto mar por traficantes de droga americanos que tentavam levar o entorpecente para o país.

Tom Hird, biólogo marinho, é conhecido como “The Blowfish” (Peixe Baiacu, em tradução livre) e é responsável por investigar o caso. O assunto é apresentado no documentário “Cocaine Sharks” (Tubarões-cocaína), que vai ser lançado pelo canal Discovery Channel.

“A história mais profunda aqui é a maneira como os produtos químicos, fármacos e drogas ilícitas estão entrando em nossas águas e que efeito eles poderiam ter nesses delicados ecossistemas oceânicos”, disse o biólogo à revista “Live Science”.

Segundo a revista, apenas em junho deste ano, a Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu mais de seis toneladas de cocaína no Mar do Caribe e no Oceano Atlântico. O valor de mercado dos entorpecentes é estimado em US$ 186 milhões (cerca de R$ 900 milhões).

EXPERIMENTOS

Desenvolvido pela cientista ambiental da Universidade da Flórida, Tracy Fanara, um experimento foi feito usando embalagens semelhantes a fardos de cocaína. Quando os animais chegavam perto dos "sacos" eles a mordiam. Em uma outra tentativa, agoar usando uma “bola de isca” de pó de peixe altamente concentrado semelhante a uma dose de cocaína, ao morder, os tubarões apresentaram comportamentos alterados.

No etapa final do experimento a equipe jogou pacotes falsos da droga de um avião. Vários tubarões nadavam rapidamente até a droga. Hird destaca que os efeitos da droga nos animais ainda é desconhecido porém afirma que poe afetar muito os tubarões.

“Não temos ideia do que a cocaína pode fazer com o tubarão. Portanto, isso é uma linha de base e partiremos daqui. Outra coisa que podemos encontrar é, na verdade, esse longo fluxo de gotejamento de produtos farmacêuticos: cafeína, lidocaína, cocaína, anfetaminas, antidepressivos, controle de natalidade. Esse longo e lento deslocamento deles das cidades para o oceano está começando a atingir esses animais”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES