Reconstrução da barragem Algodões I começa em 2012

A obra será executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI).

Avalie a matéria:
Ilustração. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs- PI), José Carvalho, informou que o Ministério da Integração Nacional já autorizou a reconstrução da barragem de Algodões I, em Cocal da Estação.

Segundo o gestor, a obra terá início até o começo de 2012 e será executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) através de uma parceria entre o Dnocs e o Governo do Estado. Além de autorizar a reconstrução de Algodões I, o Ministério da Integração Nacional já liberou 1,4 milhão para obras de manutenção nas barragens de Cajazeiras, Joana e Caldeira.

José Carvalho explica que as obras de manutenção nas barragens devem ser licitadas até o final do ano. “Esperamos que até o final do ano as obras já estejam licitadas e que possamos autorizar a ordem de serviço. As barragens de Cajazeiras, Joana e Caldeira, além das barragens de Bocaina e Caldeirão, são os principais reservatórios sob a responsabilidade do Dnocs”.

O coordenador lembra que a lei Nº 10334/2010 criou a política nacional de segurança de barragens, que estabelece que a responsabilidade pela manutenção das barragens é de quem construiu. Além de suprir as necessidades de abastecimento de água, José Carvalho explica que as barragens devem também servir para outras atividades, como produção e lazer.

“As barragens não podem servir apenas para o abastecimento de água. Em muitas localidades há outras atividades complementares, como em Bocaina, que tem 600 tanques redes para a criação de peixes. A barragem de Caldeirão, em Piripiri, é um exemplo de aproveitamento integral, pois ela é utilizada para lazer, piscicultura e abastecimento d’água”.

Segundo ele, até 2014 as áreas dos projetos de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos e dos Platôs de Guadalupe serão triplicadas. “A área atual dos Tabuleiros é de 2.445 hectares, ganhará um incremento de mais 5.900 hectares”, afirma José Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES