COE Teresina é incisivo ao orientar não uso de cloroquina

O protocolo de manejo de pacientes foi atualizado pela quarta vez nesta semana

Cloroquina | Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) de Teresina atualizou, nesta semana, o protocolo clínico para manejo de pacientes adultos com Covid-19.

Esta é a quarta revisão do documento, que, dentre outras alterações, trata de forma mais incisiva sobre o não uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina ou nitazoxanida com finalidade antiviral.  

O coordenador médico do COE-FMS, Walfrido Salmito, afirma que, desde o ano passado, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Teresina já são orientados sobre a inexistência de estudos científicos que comprovem a eficácia destes medicamentos no tratamento de pacientes com Covid-19, no entanto, a quarta atualização do protocolo trata do assunto de forma mais incisiva.

Estudos não comprovam eficácia da cloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19 ( Crédito: Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo )

“Não prescrever cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina ou nitazoxanida com finalidade antiviral”, diz o documento.

“Em protocolos anteriores, apesar de deixar claro que não havia estudos que comprovassem a eficácia destes medicamentos, nós orientávamos aqueles médicos que optassem por fazer uso deles, sobre dosagem e outras informações importantes, mas agora o protocolo foi mais incisivo quanto a isso”, disse  Walfrido Salmito.

Apesar de os estudos não comprovarem a eficácia destes medicamentos para o tratamento com finalidade antiviral e de a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhar o uso destes  remédios, entidades médicas como o Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda autoriza o uso em todo país.

O próprio Ministério da Saúde não tem orientações contrárias à prescrição destes medicamentos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

"Não prescrevo e nem oriento que médico nenhum prescreva, já que não temos eficácia comprovada destes medicamentos contra a Covid-19", conclui Walfrido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES