Coiza Nossa vai realizar expedição para Bonito em janeiro de 2018

O Cerrado e a Mata Atlântica são cenários ecológicos predominantes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ecoaventureiro Alcide Filho e toda a equipe do programa Coiza Nossa, da Rede Meio Norte, realizará entre os dias 20 a 24 de janeiro de 2018 uma expedição passeio para Bonito, no Mato Grosso do Sul. A expedição passeio será via área de Teresina a Bonito, realizada através da empresa Miraceu. O pacote além das passagem e hospedagem, inclui também todos os pacotes de passeio.

Os interessados em maiores informações e detalhes podem acessar também o aplicativo disponível para Android Borapra.top e também pelo Instagram @borapra.top.

BELEZA TRANSPARENTE

Bonito tem uma beleza transparente. Está localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros da capital Campo Grande. O Cerrado e a Mata Atlântica são cenários ecológicos predominantes da região.

AQUÁRIO VIVO

Bonito faz bonito no quesito Ecoturismo. O município conta com mais de 40 atrativos. Isso inclui contemplação, aventura e esportes radicais. A exceção da Gruta do Lago Azul e do balneário municipal, todos estão em propriedades particulares.

A maioria das atrações estão próximas. As distâncias mais distantes entre elas não passam de 55 quilômetros. Em Bonito, contatos com a Natureza têm regras e preparativos. Antes de nadar entre os Piraputangas (Brycon microlepis), o peixe típico da região, o turista recebe previamente equipamentos que incluem colete salva-vidas e máscara de mergulho com snorkel. Faz parte, inclusive, um treinamento básico para “flutuar” no rio.

É no contato com águas cristalinas que está um dos encantos de Bonito. Nesse passeio, o turista se deixa levar pela correnteza dos rios, tendo a sensação de estar dentro de um aquário. A idade mínima para o passeio é de cinco anos.

BODOQUENA, A SERRA QUE JÁ FOI MAR

A cidade de Bonito está localizada no sul da região Centro Oeste do Brasil, a oeste de Mato Grosso do Sul. Está sobre o Planalto da Bodoquena, região geológica onde a rocha predominante é o calcário. No subsolo do município há camadas rochosas que acumulam água abastecida pelas chuvas, fortalecendo assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicarbonato de cálcio e magnésio.

A região de Bonito já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá. Por conta disso as águas são ricas em minerais (bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio), provenientes do calcário.

SEGREDO DOS RIOS CRISTALINOS

O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Anhumas, Olaria e Miranda. Os rios da região possuem um diferencial surpreendente: são cristalinos. E o motivo para terem águas límpidas está na Geologia. O que faz as águas dos rios de Bonito serem tão transparentes é a alta concentração de calcário (CaCO3, carbonato de cálcio) na água. O calcário possui a propriedade de calcificar o que estiver em suspensão na água. A reação deixa as partículas causadoras da turbidez mais pesadas, o que faz com que sejam naturalmente sedimentadas até o fundo do rio.

Os rios de Bonito permanecem cristalinos porque são natural e permanentemente tratados, quer dizer, passam por uma  decantação natural que elimina o que possa turvar a água. Assim, a visibilidade nos mergulhos é incrível. 

CUIDAR DO AMBIENTE É UM MEIO DE SER BONITO

Além de uma beleza natural, Bonito tem uma política ambiental atuante, regras e compromissos, ações coletivas de proteção e conservação ambiental, educação ambiental e o envolvimento da população nas boas práticas do ecoturismo. Bonito não é bonito por acaso. Isto é incrível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES