Colégio Objetivo: A educação durante a pandemia

Com ações estratégias e plano emergencial, Colégio Objetivo é exemplo de sucesso com aulas remotas em Teresina

A educação durante a pandemia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2020 o mundo inteiro precisou se reinventar. A pandemia ocasionada pela disseminação da COVID-19 atingiu diversos setores, e, em especial, o cenário educacional brasileiro. A necessidade de atender aos protocolos de distanciamento social, impossibilitou a realização de aulas presenciais. Escolas da rede pública e privada foram fechadas, os calendários e rotinas alterados, e para continuar ensinando, todas as instituições precisaram adotar novas abordagens, repensando o uso que faziam de tecnologias e ressignificando conceitos.

Tática essa que o Colégio Objetivo adotou com maestria, devido sua longa trajetória e engajamento em movimentos pró educação para o século XXI, com desenvolvimento do letramento digital e das inteligências múltiplas em seus alunos.

Professora do Colégio Objetivo Teresina, em uma gravação de aula

Com uma estrutura tecnológica pré-existente e profissionais capacitados para o ambiente digital e suas peculiaridades, a escola conseguiu compor práticas pedagógicas que deram continuidade de forma eficaz aos trabalhos que já vinham sendo executados na modalidade presencial.

“Quando a pandemia chegou e ocasionou o fechamento da escola inicialmente por 15 dias, nós nos preparamos para muito mais que isso. Claro que não imaginávamos passar 10 meses assim, mas adotamos uma rotina com recursos tecnológicos para aulas retomas por até 90 dias ou mais. E o nosso diferencial, sem dúvidas, foi a agilidade. Imediatamente elaboramos um plano emergencial de ações estratégicas que nos permitiu continuar com o processo de ensino e aprendizagem”, conta Joel Quaresma.

Para contornar a interrupção das atividades letivas, o Colégio Objetivo contou com o apoio de especialistas de diversas áreas, realizou testes e estudos a fim de garantir a melhor qualidade para o formato adotado em cada segmento.

Para isso, as atividades do período foram divulgadas para os pais, alunos e toda a comunidade acadêmica através de comunicado oficial no aplicativo da escola , nas redes sociais e site da instituição. Tudo isso para tornar todos cientes das atividades para cada segmento de ensino, esclarecendo sobre a escolha e funcionalidade das ferramentas utilizadas.

Professor do Colégio Objetivo Teresina, gravando uma aula de redação

Foram desenvolvidos ainda, de forma remota, treinamentos para uso das ferramentas e plataformas para pais, alunos, professores e funcionários, através de webinars e vídeos tutoriais.

“Investimentos em uma plataforma com um número grande de salas de aulas, com licença profissional para garantir a qualidade de transmissão e segurança de dados. Além disso, nos preocupamos em deixar uma equipe técnica de plantão para acompanhar os acessos e assessorar toda a comunidade acadêmica na familiarização com os recursos e no uso mais pró-ativo das ferramentas adotadas, garantindo assim que todos não só soubessem das atividades, mas compreendessem como poderiam usufruir integralmente das atividades ofertadas. Para isso, ainda levantamos um batalhão de anfitriões de salas, onde cada profissional era responsável por uma sala e entrada dos alunos, professores e gestão da rotina pedagógica”, explica Joel Quaresma, diretor de campus do Colégio Objetivo.

Joel ressalta que a escola não só adotou estratégias, mas também encontrou formas de avaliar o desenvolvimento das mesmas, possibilitando rearranjos e reformulações, quando necessários.

“Buscando sempre ouvir toda a comunidade acadêmica envolvida e, através do debate e da colaboração promover uma educação significativa. No primeiro momento, nossa equipe se reunia diariamente para aparar arestas e implementar melhorias. Por isso, esse processo foi sendo construído e melhorado no dia a dia. Além da aula online ao vivo, os alunos com dificuldades poderiam acessar a mesma aula que ficava gravada. Os alunos do infantil, por exemplo, tinham aulas ao vivo, mas os pais também recebiam vídeos de orientação”, complementa o diretor de campus.

As metodologias de ensino online do Colégio Objetivo permitiram que todo o conteúdo programático fosse abordado, a carga horária ministrada, provas aplicadas e o material didático foi utilizado em sua totalidade. Somado a isso, projetos acadêmicos como Inovatec, gincanas, clube de ciências funcionaram eficientemente no formato remoto. Um reflexo dos valores que a escola possui e do compromisso com uma formação íntegra e ensino de qualidade.

Aluna Clarice, assistindo aula remotamente de sua casa

A empresária Claudia Sueni Lima, mãe de duas alunas Objetivo, destaca essa experiência positiva diante de um ano com tantas incertezas.

“Clarice, de 4 anos, fez o Infantil 3 e Noemi, de 7 anos, fez o 2º ano em 2020. E diante de um ano desafiador para todos, tenho muito orgulho e gratidão por minhas filhas estudarem no Objetivo. A escola não mediu esforços para ser ágil nas decisões e medidas para que nossos filhos não perdessem o ano e tivessem o maior aproveitamento possível. Deram atenção a cada detalhe, a cada necessidade, se adaptando e flexibilizando sempre que necessário e possível para ajudar pais e alunos nesta nova modalidade de ensino: online”, diz.

Claudia enfatiza a disponibilidade e atenção dos professores à distância garantiu que suas filhas pudessem ter uma ótima experiência de aprendizado.

“Confesso que não foi fácil, afinal tinha que ter supervisão de perto e, com a pequena Clarice, tinha que ter dedicação. Porém, as professoras e mediadoras foram simplesmente nota 1000, ensinando com maestria, facilitando, organizando, mantendo a ordem em sala, proporcionando participação, fazendo com que cada aluno se sentisse especial. Apesar da grande importância da aula presencial, do convívio social, acredito que minhas filhas conseguiram aprender e se desenvolver bem. Gratidão a todos que se empenharam para que 2020 fosse um ano mais leve e de resultados positivos”, comentou Claudia.

Inicie 2021 investindo em educação de qualidade!

Já estão abertas as inscrições para o teste seletivo para 2021 com vagas para educação infantil, ensino fundamental e médio. Acesse o site objetivoteresina.com.br/testeseletivo e faça sua inscrição gratuitamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES