Colisão entre navios espalha óleo na Praia do Icaraí

O vazamento de óleo causou sérios danos ambientais e também socioeconômicos na Praia

O vazamento de óleo causou sérios danos ambientais e também socioeconômicos na Praia | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acidente entre o navio mercante Chembulk Shangai, da Cingapura, de 140 metros de extens?o, e o rebocador que auxiliava o seu atracamento no Porto do Mucuripe, no ?ltimo s?bado ? noite, causou grande dano ambiental no litoral Oeste do Estado.

Desde a noite do ?ltimo domingo, a Praia do Icara? est? tomada por uma grande faixa de ?leo levada pela mar?. T?cnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov?veis (Ibama) estiveram, ontem pela manh?, avaliando os preju?zos ao meio ambiente, que dever? gerar a??o de responsabiliza??o aos causadores do acidentes.

De acordo com o analista ambiental da Divis?o de Fiscaliza??o do Ibama, Carlos Alberto Maia, o vazamento de ?leo causou s?rios danos ambientais e tamb?m socioecon?micos, prejudicando os moradores e comerciantes da ?rea.

?O dano ambiental est? bem claro e, baseado nas informa?es que colhemos, vamos realizar um auto de infra??o para que o agente causador, no caso, os respons?veis pelo rebocador, realize as devidas repara?es ao meio ambiente?, disse.

Dano ambiental

Segundo o t?cnico do Ibama, a empresa Brasimar Servi?os Mar?timos LTDA, respons?vel pela terceiriza??o dos servi?os do rebocador, deve remover o ?leo da areia, mas destacou que, somente ap?s a finaliza??o do laudo, poder?o definir multas e outras san?es a serem aplicadas.

Carlos Maia adiantou que, mesmo antes do inqu?rito ser conclu?do pela Capitania dos Portos, j? ? poss?vel saber quem foi o causador do dano ambiental. ?Do ponto de vista ambiental, foi o rebocador que causou o acidente?, garantiu.

O analista ambiental informou, ainda, que dentro de uma semana, o laudo dever? estar pronto, contendo mais detalhes sobre a extens?o da areia atingida pelo ?leo e outros dados do preju?zo ambiental.

Na Praia do Icara?, al?m de peixes mortos, os t?cnicos do Ibama encontraram pedras e extensa faixa de areia manchadas e ?leo ainda chegando pelo mar. Com o movimento das mar?s, o combust?vel que j? est? instalado na areia, dever? ser levado pelo mar, espalhando ainda mais a polui??o.

A parte mais cr?tica atingida pela mancha est? na parte velha da Praia do Icara?. L?, apesar do Ibama ainda n?o ter mensurado o tamanho da faixa de areia atingida pelo ?leo, os moradores estimam que chegue a mais de dois quil?metros. ? poss?vel tamb?m que tenha atingido outras ?reas do litoral, mas ainda n?o existe confirma??o do ?rg?o.

O acidente aconteceu por volta das 20h30 do ?ltimo s?bado envolvendo um rebocador e um navio cargueiro de 140 metros de extens?o. Na noite do acidente, a Companhia Docas e a Capitania dos Portos tentaram evitar que o ?leo se espalhasse atrav?s de barreiras de conten??o, numa a??o que conseguiu, conforme os ?rg?os, recolher grande parte do vazamento.

A coordena??o de Gest?o Portu?ria do Porto do Mucuripe estimou que de uma a tr?s toneladas de combust?vel no mar foram espalhadas com o acidente no Porto.

A Capitania dos Portos abriu inqu?rito administrativo para apurar as causas do acidente, o que deve ser finalizado num prazo de 90 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES