Colônia Major César deve contar com núcleo da Fazenda da Paz

Detentos da Major César farão tratamento contra drogas

O subsecretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa, reuniu-se, nessa terça-feira (22), com o juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas; o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa; e o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, para tratar da proposta de criação de núcleo da unidade terapêutica a dependentes químicos na Colônia Agrícola Major César Oliveira.

De acordo com o subsecretário Carlos Edilson Sousa, a ideia é que os detentos da Major César que têm problemas de dependência química sejam atendidos na própria unidade, passando pela terapia de recuperação desenvolvida pela Fazenda da Paz, entidade que é referência no combate às drogas no Piauí. “Vamos elaborar o projeto, englobando a equipe multidisciplinar e materiais necessários e apresentá-los ao governador Wellington Dias”, explica Edilson.

Dados da Secretaria da Justiça apontam que cerca de 54% das pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais da região da Grande Teresina, num universo da situação de, aproximadamente, 1.700 analisados pelo Mapeamento do Perfil da População Carcerária,  se declaram usuários de drogas. O problema tem preocupado o Governo do Estado, que estuda meios de ampliar ações terapêuticas no âmbito dos presídios.

Representantes discutem criação de núcleo  (Crédito: Sejus)
Representantes discutem criação de núcleo (Crédito: Sejus)
Fonte: Sejus
logomarca do portal meionorte..com