SEÇÕES

Com a crise, ruas de Picos são tomadas por vendedores ambulantes

O comércio informal ganha destaque no cenário econômico

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A crise econômica instalada no país ao longo dos últimos três anos fez crescer em todo o país o número de vendedores ambulantes. A atividade é uma das formas encontradas pelos brasileiros para driblar a falta de oportunidades no mercado de trabalho ou garantir uma renda extra.

Nas ruas da cidade de Picos, o comércio informal ganha destaque no cenário das principais ruas e avenidas da cidade, onde o número de ambulantes também cresceu ao longo dos anos. Eles dividem espaço entre pedestres, barracas e calçadas sinuosas.

A situação dos trabalhadores do comércio informal é uma das preocupações do secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Iata Rodrigues, que lembra que a atividade precisa de regulamentação. “Muitas vezes as pessoas nem procuram a secretaria por acharem que podem ser montadas as barracas em qualquer praça ou em qualquer rua”, disse.

Segundo ele, o acompanhamento da atividade é necessário para garantir a manutenção da ordem e fluência do trânsito na cidade. “A cidade fica feia, dificulta o trânsito de carros e motos, então se torna um caos”, explica.

Tecnologia para combater o desemprego

Rodrigues acrescenta, sem dados estatísticos, que o crescimento do número de ambulantes é um reflexo da crise econômica. Por isso, uma das estratégias da administração municipal é garantir a realocação destes profissionais no mercado de trabalho através da elaboração de uma nova ferramenta: um aplicativo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A plataforma digital será chamada “Agência de Emprego” e pretende reunir autônomos e desempregados através do cadastro de um currículo virtual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos