Com as fortes chuvas, 21 casas são demolidas em Brasília

Ainda não há definição de para onde as 21 famílias irão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Subsecretaria de Defesa do Solo e da ?gua (Sudesa) est? demolindo, neste s?bado, casas em ?reas de risco na Ch?cara Pantanal, que fica no Condom?nio Sol Nascente, em Ceil?ndia. As chuvas dos ?ltimos dias t?m feito uma eros?o antiga da ?rea aumentar de tamanho e h? grandes chances de deslizamento. Ao todo, 21 constru?es ter?o que ser removidas. Segundo informa?es do tenente Leandro Antunes, assessor especial da Sudesa, cinco edifica?es j? foram retiradas no per?odo da manh?.

?A tend?ncia ? acelerar e, se der tempo, retirar todas as casas hoje. Tem que ser o mais r?pido poss?vel, pois as fam?lias est?o em risco?, afirmou. Segundo Antunes, os moradores at? o momento n?o est?o resistindo ? a??o que, al?m dos agentes da Sudesa, envolve tamb?m equipes da Pol?cia Militar, Servi?o de Limpeza Urbana (SLU), Administra??o de Ceil?ndia, Subsecretaria de Fiscaliza??o (Sufis), Companhia de Saneamento Ambiental de Bras?lia (Caesb), Defesa Civil, Vara da Inf?ncia e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Minist?rio P?blico do Distrito Federal.

?As fam?lias tiveram uma reuni?o com a Sedest e com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). Foi garantido a eles que ser?o assentados em outras ?reas. At? l?, podem ficar na casa de parentes ou aceitar aux?lio-aluguel de tr?s meses da Sedest?, afirmou Leandro Antunes. Segundo ele, os habitantes est?o recolhendo telhas, janelas, portas e outros materiais reaproveit?veis antes da derrubada.

Problema antigo

Ainda n?o h? defini??o de para onde as 21 fam?lias que devem deixar a ch?cara Pantanal ir?o. Os problemas com enchentes e risco de deslizamento na ?poca chuvosa s?o recorrentes no condom?nio Sol Nascente. Muitas vezes, os moradores deixam as casas quando removidos pela Defesa Civil, mas acabam retornando quando passa o per?odo de chuvas. ?Por isso ? preciso demolir as casas, para que eles n?o voltem?, diz o tenente Leandro Antunes.

Outra ?rea de risco no Distrito Federal ? a Fercal, pr?xima ? cidade de Sobradinho. Este ano, a Defesa Civil anunciou a necessidade de remo??o de 110 casas que estariam em risco iminente l?. Destas, 35 ainda n?o foram demolidas e muitas fam?lias recusam-se a sair, alegando n?o estarem em perigo. O governo do Distrito Federal garantiu lotes em Samambaia para quem deixar a Fercal, mas moradores que trabalham nas proximidades n?o desejam se mudar para t?o longe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES