Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico

Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo

Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico | Foto de Rawpixel/Freepik Geral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Impulsionado pelo streaming (tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo), o Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. No ano passado, o mercado fonográfico brasileiro teve faturamento de R$ 2,864 bilhões, com aumento de 13,4%, em comparação ao ano anterior.

SOBRE O RELATÓRIO: Os dados estão em relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país. O resultado obtido no ano passado mais do que triplica o faturamento do mercado fonográfico nacional nos últimos seis anos.  

BRASIL SE DESTACANDO: Há sete anos consecutivos, o Brasil aparece no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. O crescimento brasileiro em 2023 supera a expansão do mercado global (10,2%), cuja receita atingiu US$ 28,6 bilhões no período e que também foi influenciado pelo streaming.

O QUE DISSE O PRESIDENTE DA PRO-MÚSICA? O presidente da Pro-Música, Paulo Rosa, disse que o crescimento observado no Brasil é um fato a ser comemorado e um sinal de que o país continua sendo um mercado muito importante para a música, principalmente a música brasileira. O relatório aponta que, dentre as 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil em 2023, a música brasileira teve participação de 93,5%.

AMÉRICA LATINA: Paulo Rosa comentou que, também há bastante tempo, os países da América Latina, que engloba México, América Central e América do Sul, de uma forma geral, crescem acima da média mundial. Isso ocorre, segundo o presidente da Pro-Música, porque esses mercados latino-americanos, desde a metade para o final da década de 1990 e, principalmente nos primeiros anos da década de 2000, foram muito afetados pela pirataria de CDs. 

(Com informações da Agência Brasil)

Veja a lista das dez mais tocadas:

MúsicaArtista
LeãoMarília Mendonça
2ª Nosso QuadroAgroPlay & Ana Castela
3ª Erro Gostoso (Ao Vivo)Simone Mendes
4ª Bombonzinho (Ao Vivo)Israel & Rodolffo, Ana Castela
5ª Seu Brilho Sumiu (Ao Vivo)Israel & Rodolffo, Mari Fernandez
6ª Oi Balde (Ao Vivo)Zé Neto & Cristiano
7ª Lapada Dela (Ao Vivo)Grupo Menos É Mais & Matheus Fernandes
8ª Tá OkDennis & Mc Kevin o Chris
9ª Traumatizei (Ao Vivo)Henrique & Juliano
10ª Duas TrêsGuilherme & Benuto, Ana Castela & Adriano Rhod


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES