Devido a bastante poluição, aguapés continuam a se proliferar no rio Poti em THE

Há meses que os aguapés proliferam aceleradamente no leito do rio Poti e mesmo quando a água da chuva faz o rio correr

Leito do rio está tomado pelas plantas que indicam poluição | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os aguapés no rio Poti incomodam, há meses, os ambientalistas de Teresina e pouco foi feito pelas autoridades locais para minimizar a poluição do rio, responsável pela permanência da planta sobre as águas.

Por causa disso e em prol da sobrevivência do rio, ambientalistas já começam a se articular para reivindicar mais atenção das autoridades locais para esse problema.

A Fundação SOS Rios já começa a organizar o movimento SOS Rios, que deverá acontecer em janeiro de 2014. ?Já vamos começar a articular nossas estratégias para o SOS Rios do próximo ano.

A situação do rio Poti é revoltante e nada é feito para mudar isso. Parece que as autoridades não se importam. Nós tentamos uma audiência no Ministério público Estadual, mas não fomos recebidos. Mas vamos tentar novamente?, disse o ambientalista da Fundação Rios, Allan Lewis.

O ambientalista Kaio Campelo afirma que com as chuvas chegando, há chances de a concentração de aguapés diminuir no Poti, mas, para isso, o volume de chuvas precisa ser alto.

?A falta de chuvas em anos anteriores fez a concentração de aguapés piorar no rio Poti. Se as chuvas este ano forem boas, aumenta o nível de água dos rios e os aguapés acabam sendo carregados pelas águas?, afirmou.

Ele explica que a presença de aguapés demonstra que há poluição naquelas águas, mas o seu excesso já começa a prejudicar o equilíbrio do ecossistema daquele local. ?Uns acabam ficando sobre os outros. Os de baixo acabam morrendo e se depositando no fundo do rio. Isso prejudica a fauna, prolifera bactérias, a água perde o oxigênio?, explicou.

Para ele, a saída é a despoluição desse trecho do rio, que corta Teresina. Para isso, segundo o ambientalista, é necessário que pelo menos 50% de Teresina possua sistema de esgotamento sanitário. ?O esgoto de Teresina precisa ser tratado, antes de chegar ao rio.

Além disso, é necessário que haja uma fiscalização efetiva em relação aos dragueiros e ainda tem que haver a preservação das matas ciliares?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES