Com participantes fantasiados, inicia Parada Gay de SP que pede a “criminalização da homofobia”

Vias do Centro foram interditadas e Ciclofaixas de Lazer foram suspensas

Avalie a matéria:
18º Parada do Orgulho LGBT pede a "criminalização da homofobia" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Parada Gay 2014 começou por volta das 12h deste domingo (4) na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo. Muitos participantes fantasiados e curiosos com câmeras fotográficas se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências neste início de parada.

Antecipada para este domingo, por conta da Copa do Mundo em junho a 18º Parada do Orgulho LGBT pede a "criminalização da homofobia". O tema escolhido para a 18ª edição do evento é ?País Vencedor é País Sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já!?. O objetivo é ressaltar a importância da questão e reforçar o pedido por punições mais rígidas a quem praticar crimes de homofobia. Além da parada, as atividades do mês do orgulho LGBT também seguem o mesmo tema.

O participante Ricardo Bianck, de 28 anos, conta que essa é a oitava vez que ele vem à Parada. "Gosto das pessoas, do momento e um pouco do que a parada reivindica", diz.

Segundo ele, a bandeira política da Parada, que luta pelos direitos da população LGBT, se perdeu. "As pessoas vêem pra curtir", afirma.

O assistente comercial João Carlos Bandeira, de 22 anos, concorda. "Fugiu do verdadeiro sentido. É mais um encontro anual", afirma. É a segunda vez que João Carlos vem à parada.

Em 2013, a 17ª edição da Parada Gay reuniu aproximadamente 3 milhões de pessoas e teve como atração principal a cantora Daniela Mercury. Este ano, a principal apresentação será da cantora Wanessa Camargo. O evento contará ainda com show de Pedro Lima e do Bigode Grosso, que participou da última edição do The Voice Brasil.

Alguns trechos da Avenida Paulista e de vias da região central de São Paulo foram interditados. O evento termina com um show na Praça da República, que está previsto para ocorrer das 18h30 às 21h30.

A Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e um trecho da Ciclofaixa do Centro foram suspensas. Ela não foi ativada na extensão da Avenida Bernardino de Campos, Avenida Paulista, Rua da Consolação, acesso ao Elevado Costa e Silva, Avenida Ipiranga, Praça da República, Avenida Vieira de Carvalho, Largo do Arouche, Viaduto do Chá, Rua Barão de Itapetininga, Rua Marconi, Praça Dom José Gaspar, Avenida São Luis e Rua Xavier de Toledo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES