Com prévias, blocos e Corso, Prefeitura lança Carnaval de Teresina

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Enio Portela, este ano a folia terá cerca de 30 blocos em todas as regiões da cidade

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval de Teresina 2023 foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (20), em evento realizado em frente à Prefeitura Municipal de Teresina com direito a bateria e desfile de passistas.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Enio Portela, este ano a folia terá cerca de 30 blocos em todas as regiões da cidade, cinco prévias, o Corso e o Levadão, que ocorrerá toda sexta-feira nas ruas do Centro da cidade.

"Há uma demanda reprimida e este ano o Carnaval volta com força", diz, enfatizando que o prefeito Dr. Pessoa deu total apoio para que Teresina tenha o melhor Carnaval e neste ano, dentre as novidades, estão as prévias que ocorrerão nos bairros da capital e a ampliação de editais das majestades e dos blocos de Carnaval.

O prefeito descentralizou o Carnaval e nesta sexta inicia o circuito das prévias que serão cinco em locais diferentes.

"A festa envolve vários órgãos na organização ", diz, destacando que a festa gera retorno financeiro. Apenas o Corso movimenta mais de 500 barraqueiros e atrai muitos turistas para a capital.

“Atendendo ao pedido do nosso prefeito nós aumentamos o número dos blocos e ampliamos a distribuição de prêmios, através dos editais de incentivo. Quanto aos prêmios de majestade, todas as majestades vão ganhar o mesmo valor, o prefeito pediu para que a gente igualasse os prêmios e aumentasse. Também vamos lançar agora o circuito de prévias de carnaval, nunca tivemos um circuito de prévias, ele vai passar por todas as zonas da cidade, incluindo a zona Rural. Também vamos fazer o Levadão do Centro, toda sexta-feira vai ter samba, vai ter frevo, marchinhas, para fomentar o Carnaval”, explicou Ênio Portela.

O prefeito ressaltou que o Carnaval é história. “Nós estamos resgatando essa história e envolvendo toda a cidade nessa folia que traz alegria, principalmente, os mais simples”, diz Dr. Pessoa, destacando as prévias que serão realizadas em diferentes bairros.

Antes da solenidade de lançamento, o prefeito participou de uma reunião com o Exército Brasileiro e tratou pautas de interesse para Teresina e foi uma integração da administração municipal com o Exército Brasileiro, que não tem partido. “O partido do Exército Brasileiro é servir ao povo, seja através da lei ou de outros mecanismos e fomos altamente bem recebidos”, diz, afirmando que o café foi forte.

Junto com o secretário de Defesa Civil, o prefeito solicitou ao Exército a integração para ajudar neste período chuvoso e obter um resultado melhor.

O líder do Prefeito na Câmara, vereador Antonio José Lira, diz que o Carnaval lembra povo e alegria e o lançamento da forma como feito mostra a presença da gestão na cidade. “É um lançamento na praça que mostra revitalização do centro de Teresina”,a firmou, declarando que  2023 será o ano da gestão e citou algumas obras que estão sendo executadas e reafirmou que 2023 vai ser o ano da maior sacudida de obras da capital.

Corso

Um dos maiores eventos relacionados ao Carnaval é o Corso do Zé Pereira, que neste ano terá algumas mudanças no percurso. A edição 2023 do Corso vai acontecer no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, no Complexo Cultural e Turístico Mirante da Ponte Estaiada, tendo como ponto de partida a avenida Jóquei Clube, no bairro de Fátima, na zona Leste, e dispersando na avenida Dom Severino, não prejudicando os moradores que residem ao longo da avenida Raul Lopes.

“Esse ano tivemos que adaptar, mas fizemos questão de manter o mesmo número de ambulantes, porque o Carnaval, como nosso prefeito fala, vai além da cultura, tem uma importância socioeconômica muito grande”, ressaltou o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Ênio Portela.

Editais

A Fundação Monsenhor Chaves lançou, ao todo, sete editais abertos ao público, que irão distribuir mais de R$ 350 mil em prêmios. Foram lançados os editais para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, Rei e Rainha Pessoa Idosa, Rei e Rainha PCD, Rainha Trans, Blocos Carnavalescos, Concurso de Músicas Carnavalescas e ainda para o Corso do Zé Pereira. Todos os editais estão disponíveis na aba documentos, no site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o cultura.teresina.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES