Comandantes russos receberam ordem para invadir, diz mídia dos EUA

Militares na fronteira estariam fazendo planos específicos sobre manobras em seus setores do campo de batalha.

Invasão | Ministério de Defesa da Rússia via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo americano teria recebido informações dos serviços de inteligência que afirmam que os comandantes russos receberam ordens para prosseguir com a invasão na Ucrânia, informou o correspondente de segurança nacional da CBS David Martin, no programa “Face the Nation”.   

Segundo ele, os comandantes na fronteira estariam fazendo planos específicos sobre manobras em seus setores do campo de batalha.   

A inteligência indica que "eles estão fazendo tudo o que os comandantes americanos fariam quando obtivessem a ordem de prosseguir", disse Martin.

Soldados russos durante treinamento militar em Belarus - Foto: Ministério da Defesa da Rússia via AFP

Após semanas de alerta de que uma invasão russa da Ucrânia era iminente, o presidente Biden disse a repórteres na sexta-feira que  está "convencido" que  o presidente russo, Vladimir Putin, tomou a decisão de invadir a Ucrânia e disse que os EUA acreditam que as forças russas pretendem atacar nos "próximos dias". " 

O secretário de Estado Antony Blinken disse ao "Face the Nation" que os EUA acreditam que a Rússia está "seguindo em frente" com planos de invasão, apesar das negações de Moscou de que tal ação será tomada.

Imagem de vídeo divulgado pelo Ministério - Foto: Ministério da Defesa da Rússia via AFP

"Tudo o que estamos vendo nos diz que a decisão que acreditamos que o presidente Putin tomou de invadir está avançando", disse Blinken. "Vimos isso com provocações criadas pelos russos ou forças separatistas no fim de semana, operações de bandeira falsa, agora as notícias nesta manhã de que os 'exercícios' em que a Rússia estava envolvida na Bielorrússia com 30.000 forças russas que deveriam acabar com isso O fim de semana continuará agora por causa das tensões no leste da Ucrânia, tensões criadas pela Rússia e pelas forças separatistas que ela apoia lá."

A Rússia reuniu cerca de 150.000 soldados, aviões de guerra e equipamentos nos três lados da Ucrânia, aumentando as tensões com o país vizinho. O ministro da Defesa da Bielorrússia também anunciou que a Rússia estenderá os exercícios militares que estão ocorrendo no país perto da fronteira norte da Ucrânia, que trouxe um grande contingente de tropas russas para a Bielorrússia.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES