Combatendo a queda de cabelos , veja os tratamentos

Combatendo a queda de cabelos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A calvície não afeta mais só os homens: vem crescendo o número de mulheres que sofrem com esse problema, que é causado por uma miríade de fatores. No Brasil o problema já atinge cerca de 40% da população feminina, segundo levantamento feito em 2010.

E como identificar quando a queda está se tornando de fato um problema? "É normal perder 100 fios por dia, em média. Se eles caírem excessivamente por mais de três meses, é preciso procurar um médico dermatologista", explica Leila Bloch, médica dermatologista, cirurgiã capilar, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da ISHRS - International Society of Hair Restoration Surgery.

As causas variam muito, e a principal é mesmo a hereditariedade. Há ainda outras, que incluem doenças como alterações de tireoide, deficiência de ferros e vitaminas e dermatite seborreica. Entre os fatores esporádicos incluem-se estresse e pós-parto.

"É preciso ficar alerta quando os fios caem rapidamente e começam a afinar, quando a pessoa percebe diminuição de volume, presença de falhas ou rarefação capilar em algumas áreas do couro cabeludo. A mulher consegue perceber isso até mesmo pela necessidade de dar mais voltas no elástico quando faz um rabo de cavalo", diz Leila.

Tratamentos

Os tratamentos para a calvície ou queda de cabelos devem sempre ser prescritos por um médico dermatologista. Muitas vezes, as loções capilares, de uso tópico, dão conta do recado, especialmente quando a queda não é ainda acentuada ? procure aqueles formulados com minoxidil, substância que prolonga a fase de crescimento dos fios.

Métodos mais invasivos, como o chamado peeling capilar, podem ser usados também como forma de combater a descamação e a oleosidade e, assim, reduzir a inflamação e minimizar a queda. Já a indradermoterapia consiste em injeções de minoxidil, D-pantenol e fatores de crescimento, e é indicada para acelerar a interrupção da queda. Há ainda tratamentos com laser, que estimulam o crescimento dos fios.

Já para casos avançados, a médica destaca o transplante capilar, cirurgia capaz de aumentar a quantidade de cabelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES