Começa a Conferência Estadual do Meio Ambiente no MA

Na Conferência serão elencadas pelos participantes as propostas de políticas públicas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 800 delegados representantes de quase a totalidade dos munic?pios maranhenses participaram na noite desta quarta-feira (27) da abertura da III Confer?ncia Estadual de Meio Ambiente, realizada no Centro de Conven?es Pedro Neiva de Santana. ?O Maranh?o e as Mudan?as Clim?ticas? ? o principal tema das discuss?es que prosseguem at? sexta-feira (29).

Na Confer?ncia ser?o elencadas pelos participantes as propostas de pol?ticas p?blicas de meio ambiente para o Maranh?o. Estas sugest?es v?o possibilitar a constru??o de uma agenda positiva no Maranh?o, no que tange ? problem?tica das mudan?as clim?ticas, e ser?o apresentadas na Confer?ncia Nacional de Meio Ambiente, marcada para acontecer no m?s de maio, em Bras?lia, sob a coordena??o do Minist?rio do Meio Ambiente. Na Confer?ncia Estadual tamb?m ser?o eleitos os 46 delegados que representar?o o Maranh?o no referido evento.

O tema ?Mudan?as Clim?ticas? foi escolhido, especificamente, por se tratar de um fen?meno que hoje afeta todo o Planeta e por se constituir numa preocupa??o latente de todos os organismos nacionais e internacionais relacionados ? quest?o ambiental. No evento, os conferencistas v?o abordar os mais diversos fatores apontados por cientistas, que provocam as mudan?as clim?ticas, e explicitar de que forma o Maranh?o est? sendo afetado por esse fen?meno.

Representando o Minist?rio do Meio Ambiente na Confer?ncia, o secret?rio de Articula??o Institucional e Responsabilidade Ambiental, Hamilton Pereira, afirmou que o Maranh?o deu um grande exemplo ao pa?s, ao realizar a maior confer?ncia municipal j? organizada no Brasil, em termos de organiza??o e participa??o. ?As confer?ncias de meio ambiente n?o s?o propriedade do governo. ? um espa?o aberto pela sociedade e estimulado pelo poder p?blico?, frisou Pereira.

A superintendente do Ibama no Maranh?o, Marluze Pastor, destacou a import?ncia da discuss?o do tema mudan?as clim?ticas e apontou algumas a?es do ?rg?o para combater no Estado os mais diversos tipos de crime ambiental. Ela frisou que o evento foi concebido com o prop?sito de envolver todos os segmentos da sociedade no processo de constru??o das pol?ticas p?blicas sustent?veis de meio ambiente, levando-se em considera??o as caracter?sticas de cada regi?o.

A Confer?ncia de Meio Ambiente do Maranh?o vai abordar, entre outros assuntos, a ?Educa??o Ambiental no Fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e a ?Gest?o Ambiental no Maranh?o: a?es e planejamento da Sema. Tamb?m ser? discutido o Termo de Ajustamento de Conduta dos Munic?pios de Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale, como instrumentos da gest?o ambiental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES