Começa o horário de verão em dez Estados brasileiros; adiante o relógio

Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para o horário de verão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou à 0h deste domingo (20) o horário de verão, que vai vigorar até o dia 16 de fevereiro de 2014 nos Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina), Sudeste (São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), além do Distrito Federal. Os moradores dessas regiões devem adiantar o relógio em uma hora.

O Tocantins, que aderiu ao horário na edição anterior, e a Bahia, que também já adotou a medida em anos anteriores, decidiram não mais mexer nos relógios.

"O ganho nessas regiões é mínimo e não compensa os desgastes da mudança, tampouco a insatisfação da população", explica Souza. A medida é adotada no Brasil desde 1931 como forma de economizar energia.

Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para o horário de verão, que anualmente tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Mas, caso a data de término coincida com o domingo de Carnaval, o fim da medida é transferido para o domingo seguinte.

Nesta edição, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), a economia deve chegar aos R$ 400 milhões com os 119 dias de duração do horário de verão 2013/2014. Com uma hora a mais de luz natural, a demanda no horário de pico deve diminuir 4,6% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 5% no subsistema Sul, conforme previsão do órgão federal.

Em entrevista ao "Estadão Conteúdo", o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, informou que nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em termos de consumo, a economia será equivalente a 25% do consumo mensal de energia da cidade de Brasília. No Sul, a economia do consumo de energia será o equivalente a 75% do consumo mensal de energia da cidade de Curitiba.

Especificamente nos 24 municípios de São Paulo atendidos pela AES Eletropaulo, a concessionária paulista estima reduzir em 4,5% o consumo de energia elétrica no período, volume que, segundo a empresa, corresponde à demanda de energia de um mês nos municípios de Osasco e São Caetano, que têm mais de 840 mil habitantes somados.

Serviços de transporte em São Paulo

Com o início do horário brasileiro de verão, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informa que linhas metropolitanas de ônibus da EMTU/SP, assim como trens da CPTM e do Metrô irão operar neste domingo até as 2h da manhã do novo horário.

Segundo a Socicam Terminais de Passageiros, empresa que administra os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara, os ônibus com partidas programadas até as 23h59 do sábado (19) obedeceram ao horário antigo. Já os embarques previstos a partir da 1h de domingo (20) seguirão o novo horário. Não foram emitidas passagens com horário de embarque entre 0h e 0h59 de hoje, como apontou a empresa.

Já os horários dos bilhetes de passagens aéreas, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), são impressos em hora local. Mas, para evitar transtornos, o órgão orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES