Começam os apitaços contra a Raiva em Teresina

Começam os apitaços contra a Raiva em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina est? se preparando para a segunda etapa da Campanha de Vacina??o contra a Raiva, que acontece neste s?bado (22), em mais de 320 postos de vacina na zona urbana da cidade. A Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Municipal de Sa?de, vai disponibilizar mais de 1 mil profissionais do Centro de Controle de Zoonoses em pra?as e demais postos para aplicar a vacina em c?es e gatos. A meta ? vacinar 139.454 animais, sendo 102.540 c?es e 36.914 gatos.

A Raiva ? causada por um v?rus mortal tanto para os homens quanto para os animais. A doen?a acomete o sistema nervoso central, levando ao ?bito ap?s r?pida evolu??o do quadro cl?nico. A imunidade ? doen?a s? acontece atrav?s da vacina??o.

Nos ?ltimos dez anos, tem-se observado um decr?scimo do n?mero de casos notificados de raiva em c?es e gatos no munic?pio de Teresina, por conta das campanhas de vacina??o anti-r?bica animal, que t?m alcan?ados percentuais superiores a 94%.

Para intensificar a campanha, foram programadas panfletagens e apita?os com distribui??o de folhetos educativos nos principais cruzamentos da cidade nos dias 19, 20 e 21. Nesta quarta-feira (19), a panfletagem acontece nos cruzamentos das avenidas Dom Severino e Nossa Senhora de F?tima, na zona Leste, e da Duque de Caxias com a Petr?nio Portela, na zona Norte.

Na quinta-feira (20), acontece nos cruzamentos das avenidas Bar?o de Gurgu?ia com Gil Martins e Bar?o de Castelo Branco com Higino Cunha. Na sexta (21), ser? no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, Bar?o de Castelo Branco com Higino Cunha e na pra?a Jo?o Lu?s Ferreira. Os apita?os acontecem sempre no per?odo da tarde.

Outra a??o importante foi a parceria que o Centro de Zoonoses firmou com estabelecimentos comerciais para divulga??o de informa?es sobre a campanha nos sistemas de som de supermercados e lojas de departamento.

Segundo Romualdo Oliveira, gerente do Centro de Controle de Zoonoses, se algu?m for agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva, deve tomar alguns cuidados: ?Lavar imediatamente com ?gua e sab?o, deixar o animal em observa??o durante 10 dias em local seguro, observar qualquer indicativo de raiva e, se apresentar comportamento diferente, o Centro de Controle de Zoonoses precisa ser avisado?, alertou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES