Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Comece o ano estudando para concursos

No Piauí, a lista de certames em 2019 será atrativa

Compartilhe
Google Whatsapp

Em 2019, há uma projeção de mais de 40 mil vagas em concursos em todo o país com salários de até R$ 9.437,57 dentro do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). No Piauí, estão previstos seis certames. Especialistas confirmam que os concursos que estarão em alta são os da área da segurança e forças armadas que serão privilegiados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A hora é acompanhar as notícias de concursos para saber quando intensificar o estudo, avaliando se é o momento de incluir disciplinas específicas do edital que estiver para ser publicado.

\"
(Crédito: Raíssa Morais)


No primeiro semestre de 2018, cerca de 140 pedidos de concursos foram encaminhados ao Ministério do Planejamento. Os pleitos estão em análise, mas as boas notícias devem chegar de forma rápida aos concurseiros.

Além disso, o governo pode contratar até 40.632 servidores por concurso público em 2019 para ocupar cargos que já existem e estão vagos ou para substituir terceirizados. O número é o dobro do de 2018.

No Piauí, a lista de certames em 2019 será atrativa e incluirão vagas para nível médio e superior. Até o primeiro semestre estão programados oito grandes certames, seis a nível estadual: Fundação Centro Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), Defensoria Pública do Estado (DPE), Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi), Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). E mais dois a nível municipal: Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semec), da Prefeitura de Teresina.

A nível federal, nos poderes Legislativo e Judiciário para o Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público, estão previstas outras 12 vagas, para a Defensoria Pública da União, mais 455 vagas. Há ainda previsão de criação de vagas no Poder Judiciário (677) e na Defensoria Pública da União (1.582).

De acordo com professor e especialista em concursos públicos, Ronald Moura, os concursos da área de justiça e tribunais estão sempre em alta.

“Os concursos para os Tribunais de Justiça (TJ), Ministério Público da União (MPU), Tribunal de Contas da União e dos Estados (TCE e TCU), Ministérios Públicos Estaduais (MPE), Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), são certames que nunca faltam vagas, apesar de serem poucas e isso exigem uma preparação mais específica. Não adianta o aluno arriscar, ele tem que antecipar os estudos o quanto antes”, explica Ronald.

Já estão confirmados os concursos para provimento de cargos em concursos públicos autorizados ou realizados em 2018, como os da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O professor de preparatório, Márcio Lima, indica que nunca o Brasil passou por uma crise grave de concursos e que apenas na troca de ministérios no mandato do novo presidente, alguns concursos federais terão redução no quadro de funcionários, mas isso não compromete o número de vagas.

“Já temos 15 concursos na área policial autorizados. Temos concursos municipais abertos. Apesar de ter uma redução, isso não afeta a região Nordeste, afetará apenas alguns órgãos federais devido à troca de ministérios. É tempo de determinação e de disciplina para estudar e ficar preparado, pois quando os editais saírem a concorrência será absurda”, assegura o docente.

\"
(Crédito: Victor Gabriel)


Saiba como estudar

E, se tanta gente busca a mesma coisa, é importante diferenciar-se delas. Nesse caso, a solução é estudar antes mesmo da publicação do edital. O momento é de traçar estratégias de estudo em casa, só pela internet, em cursinhos ou bibliotecas.

Outra indicação é investir na resolução de questões. Quando os editais são lançados, muitos estudantes já se preparam com determinação para encarar a concorrência e a maratona de provas.

O mais importante é ter em mente que, independentemente da nossa personalidade e de que forma se dedicamos aos estudos, todos nós temos a capacidade de dar o melhor de nós mesmos. Só precisamos ativar nossa vontade de buscar algo que valha a pena em nossas vidas pessoais e em nosso desenvolvimento social, familiar ou profissional. (V.P.)

\"\"



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto