Comemoração: Vesak, a lua cheia de maio, quando Buda se iluminou

Data é comemorada em todo o mundo e representa grande bênção para a humanidade

Comemoração: Vesak, a lua cheia de maio, quando Buda se iluminou | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sidarta Gautama, o Buda, nasceu, se iluminou e abandonou o corpo físico (entrou no paranirvana) na lua cheia de maio, que ficou sendo conhecida como “a lua cheia de Buda”. É quando acontece o festival de Vesak, feriado em diversos países do sudeste e do leste asiático, além de ser comemorado em todos os países com maioria do budismo theravada e tibetano e por linhagens do hinduísmo que incluem Buda na cosmogonia hindu.

Segundo ensinamentos da antiga sabedoria, Vesak é o momento mais significativo do ano, quando um real evento celestial ocorre e se manifesta sobre a Terra. Considera-se que o próprio Deus envia bênçãos para toda a humanidade por meio de Buda e de Cristo. As informações são do Otempo.

O mestre ascensionado Djwhal Khul afirmou, nos livros de Alice Bailey, que “Vesak é o maior evento no nosso planeta e o que tem o maior efeito sobre a humanidade”.

“No mundo budista, todo ano, na lua cheia de maio, conjuntamente celebramos o nascimento, a iluminação e a entrada no paranirvana do Shakyamuni Budha, e esse evento é denominado Vesak. O nascimento do príncipe Sidarta Gautama foi considerado um fato de suprema alegria. Sua aparição neste mundo foi enaltecida e pressentida como um tesouro incomensurável, que traria grandes benefícios e bem-estar para todos nós”, comenta o monge zen-budista José Costa (Mokugen Sensei), abade do Templo Zen das Alterosas, em Belo Horizonte. 

Milhares de pessoas em todo o mundo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda — Foto: Pixabay 

Segundo ele, a iluminação de Buda foi uma realização extremamente importante para toda a humanidade. “Ao iluminar-se, elucidou claramente a condição original da ‘vacuidade de todas as coisas’. Dessa maneira, exauriu completamente a concretude de todas as ilusões e de seus próprios egocentrismos. De uma vez por todas, ele clarificou completamente o mecanismo de funcionamento da mente humana e ratificou claramente a sua estrutura originalmente vazia”. 

O monge Mokugen diz que “Buda percebeu a contaminação de sua própria mente e, ao obter o estado anterior à contaminação da mente, por fim, alcançou o nirvana. Debaixo da árvore bodhi, experimentou a grande iluminação. Ao entrar em meditação, no oitavo dia, ao ver a estrela da madrugada, emancipou-se completamente das ilusões e alcançou a grande e verdadeira libertação”.  

Por isso, os budistas de todo o mundo celebram a data tão auspiciosa para aqueles que decidem contemplar a própria mente e trilhar o caminho da iluminação. “Quando homenageamos e louvamos o sublime estado de satori (iluminação) do Buda, significa que nós também estamos identificando e nos harmonizando com o seu supremo estado de iluminação. Oxalá possamos alcançar o mesmo estado de nirvana do Buda”, conclama o monge Mokugen Sensei.  

Nascido da axila direita de Maya 

Reza a lenda que Maya, a esposa do rei do Império Shaka, sonhou com um elefante branco pousando em seu ventre. “Assim, inicia-se a concepção de tão grande personalidade, o príncipe Sidarta Gautama, o Buda. Ao se aproximar do nascimento, Maya partiu para o país de Kória, sua terra natal. No meio do caminho parou para um descanso, no jardim de Lumbini (cidade do Nepal). Ali, se viu tomada de grande alegria, pela beleza e perfume de uma flor de brancura imaculada”, conta o monge zen-budista Mokugen Sensei. 

Milhares de pessoas em todo o mundo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda — Foto: Pixabay 

E prossegue: “De olhos encantados, Maya ergueu o braço direito para colher um galho da flor, e nesse exato momento começava o nascimento de Buda, lendariamente nascido a partir da axila direita de Maya. A lenda revela que Ele foi um dos últimos bodhisatvas (iluminados), que desceu de um mundo celeste e entrou no ventre de Maya”.  

A professora de ioga Maria José Marinho explica que durante o Vesak “é quando a humanidade tem a possibilidade de receber as bênçãos do Buda, do Cristo e dos mestres da sabedoria que vigiam para guiar nossa evolução espiritual. Todos os que fazem parte do Vesak recebem uma parcela de luz” finaliza. (AED)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES