Comércio abre aos domingos com movimento tímido nas vendas

As lojas neste domingo (16) tiveram movimento tímido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: Vanderson de Paulo

O mês de dezembro é um dos mais importantes para o comércio, e com isso as lojas do centro de Teresina estão funcionando nos domingos (16 e 23), das 08 até as 18h. O intuito é atrair muitos consumidores já com o 13º salário no bolso e dispostos a gastar e comprar os presentes de Natal e confraternizações. As lojas neste domingo (16) tiveram movimento tímido.

Estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) dá conta de que o Natal injetará cerca de R$ 53,5 bilhões na economia do país. E é justamente atento às cifras geradas no período que o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) promove a abertura das lojas aos domingos em datas próximas do Natal desde 1954, além disso, o domingo traz mais comodidade para quem quer ir ao centro fazer compras.

Muita gente foi pega de surpresa ao trafegar pelo centro no domingo. A estudante Alexandra Alves, 30 anos, não sabia que o comércio estava funcionando e aproveitou para realizar suas compras sem filas. A consumidora avalia a iniciativa como positiva para o comerciante que decidir abrir as portas.

“Não sabia que estava aberto e aproveitei para não pegar filas nos caixas, porque tudo enfrentamos fila. Isso dá oportunidade e traz comodidade para quem não pode vir na semana, isso deveria ter mais vezes porque em muitos feriados o comércio fica fechado”, observa a estudante.

“De fato, desde o dia 01 de dezembro, o policiamento está reforçado e com isso temos bem mais policiais nas ruas, o que traz a sensação de segurança aos consumidores. O momento é de uma onda de confraternização, estamos vivendo um tempo de novas esperanças, e por isso estamos otimistas com o período. O comércio está cheio de promoções e premiações, lojas estão sorteando até carros”, diz o secretário do Sindilojas, Luiz Veloso, que esteve no centro acompanhando a abertura das lojas.

Os funcionamentos das lojas nos shoppings nos dois domingos seguem das 12h às 22h, e nos bairros segue em seus horários habituais. Um levantamento da câmara de lojista na capital projeta aumento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O comércio está preparado para o melhor período de vendas do ano, lojas estão com estoques abastecidos, mercadorias de qualidade e condições de pagamento especiais.

Comércio realizou contratações de fim de ano

De acordo com o Sindilojas, o comércio já realizou as contratações de fim de ano. “Certamente alguns desses funcionários estarão no quadro de funcionários permanentes das empresas, tendo em vista as perspectivas de melhores tempos para a economia, pois o emprego voltando, o varejo certamente se abre”, considerou Luiz.

Os comerciantes têm a chance de ganhar com as compras por impulso. Segundo o gerente de uma loja de confecções, Jadiel Gomes, 44 anos, as vendas no fim de semana superam a de um dia na semana. Além disso, o período tem um incentivo a mais: o 13º salário.

“Estamos com a expectativa de superar as vendas em relação ao ano passado, apesar das vendas estarem tímidas hoje. A venda no fim de semana dá para superar o equivalente a um dia todo na semana”, diz o gerente.

Nos domingos (16 e 23) o funcionamento depende da demanda de cada loja e da necessidade de cada empresário. Conforme o Sindilojas, no ano de 2017 o comércio teve uma queda de 1,5% em relação a expectativa de 2016. Neste ano de 2018, o sindicato aposta em um aumento considerável nas vendas. (V.P)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES