Como Zezé e Zilu, entenda o que acontece com o casal que fica muito tempo sem sexo

— Ninguém fica doente porque não faz sexo. Mas a relação, sim, pode adoecer

Zezé Di Camargo e Zilu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recém-separada de Zezé de Camargo, após um período em que viveram um "casamento aberto", Zilu declarou à revista "Cláudia", esta semana, que dorme com o cantor sertanejo, mas não faz sexo com ele há mais de um ano e meio. Segundo o endocrinologista Alexandre Hohl, apesar de as relações sexuais fazerem muito bem à saúde, a abstinência não chega a representar um perigo.

? Ninguém fica doente porque não faz sexo. Mas a relação, sim, pode adoecer. Tenho pacientes que, mesmo sem problemas hormonais, não sentem desejo, deixaram o casamento cair na rotina. É preciso reinventar a relação ? alerta o médico, que é presidente do departamento de endocrinologia feminina e andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

No campo psicológico, a interrupção da vida sexual pode ser um sintoma de outros problemas ou traumas.

? Quando a abstinência é uma escolha, religiosa ou não, tudo bem. Mas, às vezes, essa é uma condição e não uma decisão. A pessoa pode ter aversão ao sexo como consequência de um trauma, como um abuso ? alerta a terapeuta Isabel Cabral Delgado, do departamento de Sexualidade do Hospital Moncorvo Filho, da UFRJ.

Transar faz bem: 

Testosterona

Se a abstinência não causa doenças, fazer sexo melhora a saúde. Como é um exercício físico, a relação sexual estimula a liberação de testosterona no homem. É um círculo virtuoso: quanto mais sexo, mais desejo.

Explosão hormonal

O sexo prazeroso provoca uma chuva de hormônios tanto nos homens, como nas mulheres. A liberação de adrenalina, noradrenalina e cortisol age na musculatura, estimula o Sistema Nervoso Central e dilata os vasos, o que melhora a circulação.

Endorfina

Prazer, bem-estar, alegria... A endorfina é o hormônio responsável por ativar áreas do cérebro ligadas a essas sensações. Na transa, sua produção vai às alturas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES