Compensação ambiental: PMT vai deixar Teresina mais verde após o Corso

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, incumbiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), por meio do secretário, Luis André, de administrar todo o contrato e processo

Compensação ambiental.: PMT vai deixar Teresina mais verde após o Corso | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sábado de Corso do Zé Pereira começou com treinamento dos alunos voluntários do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que farão a pesquisa in loco, na avenida Raul Lopes, durante a realização do tradicional evento, que voltou a ser realizado pela Prefeitura e Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, após a pausa forçada pela pandemia da Covid.

O trabalho é da INCT Co2 Zero, empresa de Brasília fundada e presidida por Marcus Andrey Vasconcelos – que fará o cálculo da emissão de gás carbônico dos carros, energia elétrica, resíduos sólidos (lixo) e gás (fogões e fornos dos quiosques) do evento.

Tudo isso é calculado e quantificado em um valor a ser transformado em compensação ambiental. Marcus e sua empresa fizeram o trabalho para o município em duas ocasiões, 2014 e 2015, e o resultado foi um bosque com mais de 700 árvores que hoje viceja às margens do rio Poti, na avenida Cajuína, na altura do número 700, onde se localiza o Centro Cultural Sesc Cajuína.

Alunos do IFPI na Avenida Raul Lopes prontos para a pesquisa de medição de emissão de gás carbônico do Corso Fotos(Ascom/Semam) 

A volta do projeto

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, incumbiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), por meio do secretário, Luis André, de administrar todo o contrato e processo. O resultado da medição será entregue menos de um mês após a realização do Corso.

Uma plantação ciliar (às margens de um rio) é o plano desta vez também. “Muito mudou de 2014 para cá. Agora fazemos tudo na avenida por um aplicativo. Antes, era no papel. O que continua igual são os resultados positivos e o prazer de voltar a trabalhar com o Corso e com a Prefeitura de Teresina”, afirmou Marcus Andrey.

Alunos do IFPI na Avenida Raul Lopes prontos para a pesquisa de medição de emissão de gás carbônico do Corso Fotos(Ascom/Semam) 

No treinamento, ele recebeu também a gerente do Núcleo de Educação Ambiental da Semam, NEA, a professora Naisis Castelo Branco, que vai à avenida com outras integrantes do NEA apoiar o trabalho do INCT e da equipe do IFPI.

“Quisemos estar presentes, para ajudar no que Marcus e os jovens precisarem. É uma ação que vai se reverter em mais verde para Teresina. Impossível não querer ver de perto isso acontecendo”, declarou Naisis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES