Complexo do Alemão ganha hoje rede sem fio gratuita de internet

A partir desta terça-feira (31) tem início o programa Estado Rio Digital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro e do Brasil (12 no total) entra, após o processo de pacificação que tirou o controle de território dos traficantes, na era digital.

A partir desta terça-feira (31) tem início o programa Estado Rio Digital no Complexo do Alemão, projeto que dará acesso gratuito a internet sem fio a cerca de 80 mil moradores da região nessa primeira etapa.

São 39 antenas para a recepção do sinal de banda larga espalhadas por lajes e casas de moradores do morro do Adeus, que serão os primeiros beneficiados do programa, que se estenderá ainda por outras cinco fases, como explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. ¿Quando o programa estiver totalmente implantado, serão beneficiados mais de 300 mil habitantes, o que deve ocorrer até o meio do ano.

Durante todo o processo de instalação teremos equipes de quatro monitores que irão detectar, junto com a comunidade, os possíveis problemas¿, explicou Cardoso. A rede sem fio gratuita terá início na área que compreende as ruas Tangara, João Fontoura, Aquiri, Engenheiro Manuel Segurado e Estrada do Itararé.

A fase de calibragem do sistema dura cerca de uma semana - quando os técnicos presentes no local fazem todo o tipo de experimentação para checar se a rede sem fio está funcionando normalmente. A velocidade do Rio Digital, porém, ainda é baixa, 250 kbps, e permite, no geral, acesso a site de notícias, e-mail, mas não compete com as lan houses, por exemplo, estabelecimento referência na região para download de jogos, músicas e filmes.

A secretaria de Ciência e Tecnologia não revelou o custo final de todo o projeto, que é desenvolvido em parceria com especialistas de universidades do Rio de Janeiro, como a PUC, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

¿Como as antenas estão sendo instaladas nas lajes das casas, pedimos às lideranças para orientas as crianças a não soltarem pipas nas proximidades para evitar o risco da linha prender nas antenas. As sedes das associações de moradores servirão de base para os monitores orientarem a população nesta primeira fase, quando é muito comum acontecerem problemas e dúvidas sobre a implementação¿, completou o secretário.

O acesso Wi-Fi livre de custos teve início no Rio de Janeiro em 2009 na orla de Copacabana. A primeira comunidade que entrou no programa gratuito foi a de Santa Marta, em Botafogo, costumeiramente pioneira em iniciativas como esta por parte do Estado. Posteriormente, as favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e Rocinha, também na zona sul, passaram a ser atendidas.

Na região portuária, o morro da Providência também conta com o sinal gratuito de internet, assim como a favela do Batan, na zona oeste, a avenida Presidente Vargas, no centro, e a rua Tereza, em Petrópolis, na região serrana do rio. Por dia, são 29 mil acessos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES