Comunidade terapêutica da Cacimba Velha será inaugurada em março

Mais de 70% das obras já foram concluídas e os equipamentos já foram comprados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está marcado para o dia 20 de março a inauguração da comunidade terapêutica da Cacimba Velha. Este, será o primeiro empreendimento no Brasil de recuperação de viciados em drogas baseado em quatro diretrizes: tratamento, prevenção, reinserção social e acompanhamento familiar. O projeto, uma parceria entre o Governo do Estado e Ministério da Justiça, está sendo cotado como modelo para a Política Nacional de Recuperação de Drogados.

Na manhã de ontem, várias entidades envolvidas com o projeto fizeram uma visita ao local para acertar os últimos detalhes. O futuro presidente do centro, Célio Barbosa, mostrou o projeto a representantes da Seduc, Sesapi, Sasc, Emater e Emgerpi, órgão responsável pela construção do espaço.

O centro de recuperação conta com uma área de 65 hequitares, com capacidade para atender 160 internos. De acordo com o diretor de obras da Emgerpi, José Carlos Nogueira, mais de 70% das obras já foram concluídas e os equipamentos já foram comprados. O espaço contará com dormitórios, refeitório, capela, quadras esportivas e área de lazer.

Toda essa estrutura deve fazer do local um centro de cumprimento de penas alternativas através da recuperação da dependência química. Para o local serão encaminhados pela justiça infratores com histórico de uso de drogas. A permanência mínima é de um ano.

Vale ressaltar que os internos não são obrigados a permancer no local. No entanto, ao abandonar o tratamento serão considerados foragidos da justiça e serão submetidos ao sistema prisional convencional. ? Ao saírem essas pessoas voltam para a responsabilidade da justiça?, frisa uma das idealizadoras do projeto, assistente social Marila Lila Castro, assessora da II Vara da Infância.

Bastante empolgado com o projeto, Célio Barbosa destaca o trabalho que será realizado na comunidade terapêutica. Além da recuperação química, os internos serão preparados para o mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. ?Aqui terá tudo o que uma pessoa precisa para retornar à sociedade com dignidade. Nossa proposta aqui é salvar vidas?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES