Concurso da Procuradoria Geral do Munícipio de Teresina é retomado

O surgimento da crise sanitária, em março de 2020, foi o fator determinante para a suspensão do certame

Concurso da Procuradoria Geral do Munícipio de Teresina é retomado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O concurso público da Procuradoria Geral do Município de Teresina que se encontrava suspenso desde 2020, foi retomado nessa semana 

O surgimento da crise sanitária, em março de 2020, foi o fator determinante para a suspensão do certame que previa vagas para os cargos de Procurador do Município (Edital 02/2020) e técnico de nível superior na área de fiscal de serviços públicos (Edital 01/2020).  

Em 2020, com o avanço desenfreado da pandemia de SARS-CoV-2 (Covid-19), o presidente da república sancionou a Lei Complementar nº 173, no dia 27 de maio, estabelecendo o programa federativo de enfrentamento ao coronavírus. A referida lei proibiu a contratação de novos servidores públicos até o final do ano de 2021 e deu ensejo à edição de normas impondo restrições e a adoção de medidas sanitárias como formas de enfrentamento à pandemia, repercutindo, dessa forma, na suspensão do concurso da procuradoria.  

Concurso da Procuradoria Geral do Munícipio de Teresina é retomado - Foto: Reprodução

Nesse sentido, a administração municipal também precisou atender às exigências orçamentárias e jurídicas da resolução número 23/2016 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).  

Os certames estavam na fase de homologação das inscrições, as avaliações tanto objetivas quanto subjetivas para os dois cargos estavam previstas para acontecerem no dia 5 de abril de 2020.  

Portanto, já se encontrava encerrada a etapa de realização das inscrições, sendo este o motivo que impossibilita a reabertura das inscrições nesta retomada, de forma que o concurso retornará da etapa em foi que suspenso. 

De acordo com o procurador-geral do município de Teresina, Aurélio Lobão Lopes, o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia, proporcionam um cenário favorável para que as provas possam ser realizadas com a devida segurança. “Nossa preocupação é preservar a saúde de todos os participantes, por isso, sempre seguimos as orientações técnicas. Recebemos a autorização da Fundação Municipal de Saúde para retomar o concurso. E agora, com a população vacinada, podemos aplicar as provas em segurança”, explicou. 

Desta forma, todas as inconsistências pertinentes à seleção foram sanadas, agora em 2022, e um novo cronograma será definido e divulgado nos próximos dias. “Assim, tão logo recebamos o novo cronograma da Fundação Carlos Chagas, banca responsável, estaremos anunciando as etapas dos certames de PGM e Fiscal de Serviços”, disse o procurador. 

Vagas 

O concurso público prevê o preenchimento das seguintes vagas: seis para procurador do município de Teresina e vinte para fiscal de serviços públicos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES