Concurso Gastronômico mobiliza quituteiras em Ilha Grande

Concurso envolveu nove pratos a base de caranguejo

Concurso envolveu nove pratos | Mayara Martins
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mayara Martins

Enviada a Ilha Grande

Concurso Gastronômico mobiliza quituteiras em Ilha Grande

Raimunda Queiroz da Silva trabalho durante muito tempo como doméstica. O que mais gostava de fazer era cozinhar. A paixão ela não abandonou, mesmo tendo se tornando funcionária pública depois. ?Cozinho com prazer, quando isso acontece, as comidas sempre saem deliciosas?, ensina ela, que foi a primeira colocada no Concurso Gastronômico da 4ª Edição do Festival de Caranguejo de Ilha Grande.

O concurso envolveu nove quituteiras e proprietárias de restaurantes do município. O prato vencedor, preparado pelas mãos de dona Raimunda, foi o Caranguejo Atolado. ?É uma adaptação do atolado de carne de sol, já bastante conhecido?, diz. O prato é feito com purê de macaxeira aveludada, recheio de caranguejo cremoso com requeijão e alcaparras, cobertura de requeijão cremoso e patinhas atoladas ao creme.

Raimunda Queiroz conta que competir com tantos pratos deliciosos e ter sido a vencedora é um privilégio. ?Me sinto privilegiada e emocionada ao mesmo tempo. O concurso é uma oportunidade de mostrarmos nossa capacidade e estar divulgando em um evento tão importante como é o Festival, vai nos abrir mais portas?, pontua ela, que, colocou, juntamente com os ingredientes, uma pitada de amor e carinho. O resultado não poderia ter sido outro.

Em Ilha Grande, o extrativismo do caranguejo é a principal fonte de geração de emprego e renda para a população. Seja como catadores, beneficiadores ou quituteiras, a atividade vem incrementando a renda de várias famílias.

Assim como dona Raimunda Queiroz, quem também colocou muito amor e criatividade na elaboração dos pratos foi Raimunda do Nascimento, que ficou com o segundo lugar no Concurso Gastronômico. Quituteira há mais de 20 anos, ela usou a criatividade para elaborar o Caranguejo Mijado. A iguaria é o resultado da mistura de um arroz ensopado especial com carne e peito de caranguejo, guarnecido de patinhas de caranguejo. ?O nome foi um amigo que batizou. E pegou?, conta ela.

A criatividade não é de agora. ?Sempre gostei de criar pratos. Fico misturando um monte de ingredientes e peço aos amigos e familiares para experimentar e dizer o que acharam. A maioria é aprovado?, relata orgulhosa, acrescentando que, no período de três anos, mais de seis pratos já foram criados por ela. ?E a criação vai desde o salgado até o doce, tudo tendo como base o caranguejo?, frisa.

Antes de participarem do Festival Gastronômico, as quituteiras participaram das capacitações e oficinas promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). ?As capacitações vão desde a higiene e manipulação dos alimentos, até o auxilio na elaboração de novos pratos, mostrando os sabores que se pode dar, tendo o caranguejo como base?, finaliza o gestor do Projeto de Turismo do SEBRAE e coordenador do Festival do Caranguejo, Francisco Carvalho, mais conhecido como ?Chiquinho?. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES