Condenado a 7 anos por roubar cuecas usadas é absolvido

A Defensoria Pública do estado recorreu da decisão ao STJ e as peças roubadas foram devolvidas à vítima

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu um homem condenado a sete anos de prisão em regime fechado pelo roubo de três cuecas e um par de meias usadas, na cidade de Alfenas, em Minas Gerais. A decisão, divulgada nesta sexta-feira (17), é do último dia 3 de maio.

Segundo o processo, o réu foi acusado de furto qualificado por ter escalado o muro de uma casa e roubar as peças de roupa do varal. Mesmo sendo absolvido pelo juiz de primeira instância, o réu foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), que atribuiu ao acusado ?péssimos antecedentes e conduta voltada à prática de delitos?.

A Defensoria Pública do estado recorreu da decisão ao STJ e as peças roubadas foram devolvidas à vítima. Trechos do depoimento do dono das roupas mostram a relevância dada ao roubo. Segundo a vítima, eram ?roupas velhas?, sem valor sentimental e que ?a empregada deu graças a Deus de tê-las roubadas, que agora iria comprar cuecas novas?.

A decisão do STJ, que absolveu o réu, foi baseada no princípio da insignificância.

?A intervenção do Direito Penal apenas se justifica quando o bem jurídico tutelado tenha sido exposto a um dano com relevante lesividade?, afirmou o relator do recurso, ministro Og Fernandes.

O caso pode chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque o Ministério Público recorreu da decisão da Sexta Turma. O pedido está sob análise da presidência do STJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES