Conferência propõe criação de um sistema educação

Conferência propõe criação de um sistema educação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de construir um Sistema Nacional de Educa??o, ser? lan?ada no pr?ximo dia 26, no Pal?cio de Karnak, a Confer?ncia Estadual da Educa??o B?sica. O evento configura o ponto de partida de uma s?rie de pr?-confer?ncias que ir?o acontecer em onze regi?es do Estado, chamadas de territ?rios de desenvolvimento, com vistas a dar suporte para o desenvolvimento desse sistema educacional e que culminar? com a confer?ncia estadual, em dezembro.

A Confer?ncia Estadual da Educa??o B?sica ir? elaborar um Sistema Nacional de Educa??o, estruturado a partir do regime de colabora??o entre os demais sistemas. A mesma traz como eixos tem?ticos a Democratiza??o da Gest?o e Qualidade Social da Educa??o; a Constru??o de um Regime de Colabora??o entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educa??o; Inclus?o e Diversidade na Educa??o B?sica; Forma??o e Valoriza??o Profissional.

Essa confer?ncia acontece atrav?s de uma parceria entre o Minist?rio da Educa??o (MEC), Secretaria da Educa??o e Cultura do Estado do Piau? (Seduc), Conselho Estadual de Educa??o (CEE), Uni?o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa??o (Undime) e Uni?o Nacional dos Conselhos Municipais de Educa??o (UNCME).

Al?m de oferecer subs?dios para a constru??o de um Sistema Nacional Articulado de Educa??o, respons?vel pela institucionaliza??o de um trabalho permanente do Estado com a sociedade no sentido de garantir o direito ? educa??o. A confer?ncia ir? apontar os requisitos b?sicos para a defini??o de pol?ticas educacionais que promovam a inclus?o social, de forma articulada, entre os sistemas de ensino e definir os par?metros e diretrizes que contribuam com a qualifica??o do processo de ensino-aprendizagem, como informou a professora Socorro Cavalcanti, presidente do CEE e coordenadora executiva da confer?ncia.

?N?s queremos, juntamente com todas as representa?es de entidades, propor um conjunto de pol?ticas educacionais que garantam a democratiza??o da gest?o e da qualidade social da Educa??o B?sica?, afirmou a professora. Ela informou tamb?m que essas confer?ncias ser?o realizadas em todos os estados. J? a Confer?ncia Nacional acontece em abril de 2008.

A solenidade de lan?amento contar? com a presen?a do governador Wellington Dias, do secret?rio de Educa??o Antonio Jos? Medeiros, secret?rio adjunto do MEC, e coordenador-geral da Confer?ncia, Francisco da Chagas Fernandes, secret?rios de Estado, membros dos Conselhos Estadual e Municipais de Educa??o, coordenador da Undime, entre outros.

As pr?-confer?ncias acontecer?o de 3 de outubro a 13 de novembro, nos territ?rios de desenvolvimento, com a participa??o de cerca de 1.500 delegados, representando os diversos segmentos e institui?es envolvidos com a Educa??o. A Confer?ncia Estadual acontece no dia 4 de dezembro, no Rio Poty Hotel, com cerca de 350 delegados e 50 convidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES