Confira 10 dicas para sobreviver à gasolina batendo nos R$ 7

O alto custo para abastecer traz grande impacto no orçamento, especialmente entre aqueles que usam carro ou moto como ferramenta de trabalho

Confira 10 dicas para sobreviver à gasolina batendo nos R$ 7 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O alto custo para abastecer traz grande impacto no orçamento, especialmente entre aqueles que usam carro ou moto como ferramenta de trabalho, a exemplo de motoristas de aplicativo, taxistas e entregadores.

As dicas para reduzir o consumo que você confere abaixo podem ser seguidas sempre e não apenas em tempos de carestia. Afinal, não tem razão para desperdiçar. 

Basicamente, os "dez mandamentos" que trazemos aqui estão relacionados ao estilo de condução e a cuidados com a manutenção, que farão você tirar o máximo de cada gota de gasolina.

1 - Calibre corretamente os pneus do carro

Imagem: Reprodução

Verifique a pressão recomendada para os pneus no manual do proprietário - ela, inclusive, pode variar de eixo para eixo e também de acordo com a quantidade de carga transportada.

 Pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo. Com isso, fazem com que o motor utilize mais energia para manter o carro rodando, elevando o consumo. Por outro lado, pneus cheios demais deixam o veículo muito "duro" e podem reduzir a vida útil de componentes da suspensão.

Não se esqueça de verificar a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios, como recomendam as montadoras. Quando estão quentes, o ar dentro deles se expande e você acaba calibrando com pressão abaixo da indicada.

2 - Dirija com suavidade e antecipe manobras

Imagem: Paulo Pinto/Fotos Públicas

De acordo com a Renault, o estilo de condução, sozinho, pode reduzir em pelo menos 10% o consumo de combustível.

Mudar hábitos ao volante, de fato, faz toda a diferença. Antecipar frenagens, não "esticar" as marchas e fazer as trocas na rotação certa, por exemplo, são mandamentos que não apenas aumentam a autonomia a cada abastecimento - também contribuem para poupar freios e outros componentes e reduzem as emissões de poluentes.

Acelere e freie de forma gradual e utilize o freio-motor nas reduções de velocidade. Além disso, descer ladeiras na "banguela" (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e, ainda por cima, contribui para o desgaste prematuro dos freios.

3 - Verifique regularmente o alinhamento das rodas

Imagem: Reprodução

Outro fator que eleva o consumo de combustível e contribui para o desgaste prematuro dos pneus são rodas desalinhadas, destaca o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

 Em média, a recomendação é checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando você percebe que o veículo está "puxando" para um lado. 

Faça também o balanceamento dos pneus para evitar trepidações e manter o carro estável - o que também contribui para aumentar a autonomia.

4 - Troque o óleo e o filtro dentro do prazo

Imagem: Reprodução

Conforme a Renault, cuidar da manutenção do carro, o que inclui efetuar as revisões dentro do prazo e da quilometragem recomendados, reduz o gasto de combustível em pelo menos 10%.

Isso inclui a troca de óleo lubrificante do motor, bem como a substituição do respectivo filtro. 

Especialmente se o carro já tiver alta quilometragem, vale verificar o nível do óleo uma vez por semana.

Cheque o nível do óleo do motor semanalmente e substitua o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados no manual. O mesmo vale para filtros. O filtro de óleo, inclusive, deve ser substituído em cada troca do lubrificante. Motor com lubrificação inadequada eleva o atrito de partes internas, resultando em consumo maior de combustível e, pior, danificando componentes.

5 - Não deixe motor ferver e cheque válvula do radiador

Imagem: Reprodução

Não deixe de verificar o sistema de arrefecimento do motor nas revisões do veículo, pois rodar acima da temperatura ideal é um dos fatores que faz seu carro "beber" mais do que deveria. 

Nessa verificação, se o nível do líquido estiver abaixo do recomendado, vale conferir se existe algum vazamento nas tubulações. 

Contudo, completar o nível com água da torneira é uma prática não recomendável, pois provoca corrosão e até entupimento de tubulações, de dutos internos e até da bomba d'água - além de diminuir a temperatura de ebulição.

Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. 

Além disso, vale ficar de olho na válvula termostática. Se apresentar problemas, ela pode travar na posição aberta, liberando a total passagem do fluido de arrefecimento para o radiador, alerta o Cesvi Brasil.

Isso faz o motor trabalhar em temperatura abaixo da ideal. Assim, o sistema de injeção "entende" que o motor está frio, enviando mais combustível para a queima sem necessidade.

6 - Confira o estado de cabos, velas e filtro de ar

Imagem: Reprodução

Outro fator que impacta negativamente o gasto de combustível são velas e respectivos cabos em más condições.

Esses componentes são essenciais para promover a queima ideal do combustível e perdem a eficiência com o tempo.

Portanto, devem ser verificados e trocados no prazo recomendado pela fabricante do veículo. Esse prazo deve ser antecipado caso se verifique que as velas e/ou os cabos já não funcionam como deveriam.

Além disso, confira regularmente as condições do filtro de ar do motor. Se ele estiver saturado, a combustão é prejudicada e o carro passa a "beber" mais.

7 - Cheque o catalisador e o escapamento

Imagem: Reprodução

Responsável por converter gases tóxicos resultantes da queima do combustível em água, gás carbônico e nitrogênio, o catalisador eleva o consumo e as emissões caso esteja danificado. 

Além disso, pode haver desprendimento de componentes internos do catalisador e do sistema de escape, obstruindo a saída dos gases. Isso faz a temperatura do motor subir e também eleva o consumo. 

Combustível de má qualidade é outro vilão que rouba a eficiência do equipamento e faz o seu veículo elevar o gasto de combustível.

8 - Fuja de combustível adulterado

Imagem: Reprodução

Abastecer com gasolina "batizada" é uma das causas mais comuns para o aumento no consumo. Produtos usados para aumentar o volume do produto comercializado na bomba, como solvente, fazem o veículo perder rendimento e podem danificar uma série de componentes internos.

Consequentemente, o sistema de injeção acaba colocando mais combustível no motor. 

A alta inesperada no consumo, verificada logo após o abastecimento, é inclusive um indício clássico de que a gasolina pode ter sido adulterada.

Para se proteger, exija sempre a nota fiscal do posto, pois a prática comprova que você adquiriu combustível naquele estabelecimento e quando isso aconteceu.

9 - Nada de carregar peso sem necessidade

Imagem: Reprodução

Manter o porta-malas e a cabine cheios de coisas das quais você não precisa só faz aumentar o peso do veículo, exigindo mais do motor e fazendo o consumo subir. 

Além disso, remova bagageiros e suportes de bicicleta quando estão fora de uso.

10 - Utilize o ar-condicionado corretamente

Imagem: Reprodução

O ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor.

Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos, principalmente em rodovias: a turbulência de ar que entra na cabine exige esforço do motor para manter o veículo em movimento, elevando o consumo até mais do que se você mantivesse a climatização ligada com os vidros fechados.

Além disso, se o clima não estiver muito quente, evite colocar o resfriamento no máximo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES