Confira as pistas que levaram ao encontro das crianças desaparecidas

O resgate foi confirmado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, por meio de uma rede social.

Após 40 dias do acidente aéreo na Colômbia, as crianças envolvidas foram encontradas com vida. | Forças Militares da Colômbia/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a queda de um avião na Colômbia, ocorrida há 40 dias, uma série de indícios como mamadeira, frutos consumidos e abrigo improvisado ajudaram as autoridades colombianas a localizar, na sexta-feira (9), as quatro crianças que estavam desaparecidas. Na manhã deste sábado, elas chegaram a Bogotá em segurança.

As quatro crianças desaparecidas são irmãs e pertencem à comunidade indígena Uitoto. Elas estavam no voo junto com a mãe, Magdalena Mucutuy, que infelizmente foi encontrada falecida. Os nomes das crianças são: Lesly Mucutuy, de 13 anos;  Soleiny Mucutuy, de 9 anos;  Tien Mucutuy, de 4 anos; e Cristin Mucutuy, que completou 1 ano enquanto ainda estava perdida na mata.

O resgate foi confirmado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, por meio de uma rede social.

A seguir, veja como cada objeto foi fundamental para auxiliar no resgate. 

Cronologia

A mamadeira foi descoberta em 15 de maio, 14 dias após o acidente, pelas equipes de busca. Acredita-se que ela pertencia ao bebê que estava a bordo do avião. Poucas horas depois, uma casca de maracujá foi encontrada, sugerindo indícios de consumo por seres humanos.

Mamadeira encontrada foi decisiva para achar crianças. (Foto: Fuerzas Militares de Colombia)

No dia 16 de maio, por volta das 10h da manhã, as forças militares localizaram um abrigo improvisado construído com paus e pedras, onde acredita-se que as crianças tenham passado algum tempo cuidando do bebê. 

Na manhã do dia 17 de maio, por volta das 8h, foram localizadas tesouras e fitas de cabelo que as autoridades militares suspeitam pertencerem às crianças. Algumas horas depois, as equipes do exército descobriram pegadas de tamanho reduzido.

Mais objetos que foram encontrados e ajudaram nas buscas. (Foto: Fuerzas Militares de Colombia)

No dia 30 de maio, as autoridades colombianas descobriram uma pegada na selva que foi identificada como pertencente a uma das crianças desaparecidas.

Os militares acreditam que a marca tenha sido deixada por Lesly Jacobombaire Mucutuy, a irmã mais velha dos quatro.

Além da pegada, as equipes de resgate encontraram mais evidências de frutos consumidos, indicando o caminho percorrido pelas crianças.

Relembrando o caso, o acidente ocorreu em 1º de maio, quando o avião estava realizando o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Logo após a decolagem, o piloto relatou problemas na aeronave, que desapareceu dos radares em seguida. Durante as primeiras buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados.

As equipes de busca encontraram as primeiras pistas de que as crianças haviam se afastado da cena do acidente e adentrado a mata. Entre os objetos encontrados estavam fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira e um maracujá mordido. A cerca de cinco quilômetros do local do acidente, foram descobertas pegadas de criança.

Segundo o jornal El Colombiano, as crianças foram localizadas depois que Wilson, um dos cães envolvidos na operação de busca, desapareceu. Durante os trabalhos de busca, o cachorro sumiu e, logo em seguida, as equipes de resgate encontraram pegadas de cachorro ao lado de pegadas humanas pequenas, semelhantes às de uma criança. Isso indicou que Wilson havia encontrado os sobreviventes e estava com eles.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES