Confronto em Faixa de Gaza tem 12 mortos e mil pessoas feridas

Atos lembram êxodo palestino após criação de estado de Israel.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um confronto na Faixa de Gaza deixou 14 palestinos mortos e cerca de 1.100 feridos nesta sexta-feira (30), dizem médicos palestinos. Segundo o Exército israelense, o confronto começou quando palestinos se aproximaram da fronteira de Israel. O Ministério de Saúde de Gaza, por sua vez, diz que soldados israelenses atiraram em dois agricultores palestinos da região que transitaram em suas terras antes das manifestações começarem.

O confronto ocorreu no primeiro dia de protestos da chamada "Marcha do Retorno", manifestação contrária à ocupação israelense. Organizada oficialmente pela sociedade civil, a manifestação é apoiada pelo Hamas, o movimento islâmico palestino que governa a Faixa de Gaza.

O Exército israelense disparou bombas de gás lacrimogêneo e outros meios de dispersão. Depois da tentativa da dispersão, vários jovens palestinos atiraram pedras contra soldados israelenses, informa a agência Efe. Após o confronto, o exército de Israel ainda atacou três posições do Hamas, com tanques e aviões.

No protesto, previsto para continuar até o dia 15 de maio, tendas de campanha foram montadas a uma distância de cerca de 700 metros da fronteira, mas os manifestantes palestinos têm realizado demonstrações a cerca de 200 metros do território israelense, diz a agência Efe. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES