Conheça a história do cearense que criou o “Leite de Rosas” e foi prefeito no Amazonas

A empresa foi registrada em 29 de julho de 1929 como F. O. de Oliveira Ltda.

Conheça a história do cearense que criou o “Leite de Rosas”. | Divulgação Site Leite de Rosas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca ouviu falar ou já viu o famoso ‘Leite de Rosas’? O recipiente cor de rosa com o formato levemente triangular, o cheiro característico e o líquido utilizado para limpeza de pele faz parte da vida de diversos brasileiros. O que poucas pessoas sabem é que seu criador é natural de Quixadá, da serra cearense.

Francisco Olympio de Oliveira, nasceu em 1878 numa fazenda na cidade do ceará durante a maior seca do século XIX. Órfão aos nove anos, o jovem cuidou de seus cinco irmãos mais novos, até quando um tio assumiu a responsabilidade. Quando adolescente, fugiu para o Rio de Janeiro, onde encontrou emprego em um escritório. 

Logo após, ele retoma os estudos e se muda para o Espírito Santo. Francisco Olympio se envolve na abertura de estradas e no comércio de materiais, expandindo seus negócios até alcançar o Amazonas durante o auge do ciclo da borracha. Após o declínio da indústria, muda-se para Itacoatiara (AM), tornando-se pecuarista e fazendeiro.

Ele é eleito prefeito da cidade e se casa com Maria de Lourdes em 1920.

DIFICULDADES E MUDANÇAS

Após enfrentarem a perda de filhos recém-nascidos e as lutas políticas, Francisco Olympio decide mudar-se novamente, desta vez para Bahia, dedicando-se à comercialização de gado zebu. Porém as dificuldades aumentam já que o negócio não vinga e sua esposa enfrenta uma profunda depressão.

Aos 50 anos, diante das dificuldades, ele vende tudo novamente e volta com Maria Lurdes para o Rio de Janeiro, onde ela se trata da doença. De acordo com o Site Leite de Rosas, é neste momento que o casal da inicio ao seu empreendimento.

Leite de Rosas Traicional./Foto:  Divulgação Site Leite de Rosas

Em uma pensão de dois quartos, no bairro Laranjeiras, na rua Ipiranga 51, eles começam a desenvolver uma fórmula cosmética, ideia que Francisco Olympio vinha amadurecendo desde Manaus. Com a ajuda do amigo farmacêutico e da esposa, fabricaram o produto discretamente na pensão. 

O criador promoveu o Leite de Rosas com cartazes pelas ruas durante as madrugadas. O site ainda  informou que a empresa foi registrada em 29 de julho de 1929 como F. O. de Oliveira Ltda.

 Foto: Divulgação Site Leite de Rosas

Cinco anos depois, com suas filhas Maria Coeli e Helena, a família se mudou para o bairro do Jardim Botânico, onde instalaram o negócio na garagem de casa e contrataram seu primeiro funcionário. A empresa, conhecida como Laboratórios Leite de Rosas, expandiu-se por todo o Brasil.

Francisco Olympio faleceu aos 84 anos, em 1962 cercado pela família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES