Conheça e aproveite os vegetais que estão na época em julho

Veja a lista os principais vegetais disponíveis nesta época

É apreciada por sua textura e versatilidade na cozinha | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Consumida crua na salada, refogada ou ingrediente para turbinar sucos nutritivos, a couve é um dos alimentos que estão em plena safra no mês de julho. Considerada um alimento muito saudável, a couve possui vários nutrientes, entre eles cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela é uma ótima fonte de fibras, importante para o bom funcionamento intestinal. Uma das formas de preparar a couve é o caldo verde, sopa típica portuguesa, ideal para o inverno.

Além da couve, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lista os principais vegetais disponíveis nesta época, contribuindo para a alimentação mais saudável da população. Saiba mais sobre eles:

Divulgação

Couve flor

É apreciada por sua textura e versatilidade na cozinha. Em saladas, refogada ou assada, a couve-flor conquista o paladar. Possui nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e água, que atuam em toda a regulação do organismo e do sistema imunológico. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser um alimento funcional, contendo substâncias protetoras contra o câncer, principalmente o de mama.

Mandioca

A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, que contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.

Abóbora

A abóbora é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra; proteínas; vitaminas do complexo B; magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.

Batata doce

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece energia de forma prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.

Inhame

O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Mandioquinha

A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório. Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.

Receitas:

Couve-flor gratinada com talos e folhas

INGREDIENTES

1/2 cebola pequena (50g)

1 dente de alho médio (4g)

1 pé pequeno de couve flor (400g)

2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor (200g)

1 colher (sopa) de óleo (15ml)

1 colher (chá) de sal (6g)

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20g)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)

1 xícara (chá) de leite desnatado (240ml)

1 xícara (chá) de água (240ml)

MODO DE PREPARO

Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave a couve-flor com as folhas. Desgalhe os buquês e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas. Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a metade do queijo ralado, a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar. Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno preaquecido, para gratinar, por 30 minutos.

RECEITA 2

Salada cítrica de couve com laranja

SALADA

INGREDIENTES

4 folhas de couve manteiga (60g)

1/4 cebola roxa grande(30g)

1/2 pepino japonês médio (85g)

1/2 pimenta dedo-de-moça (3g)

MODO DE PREPARO

Lave e corte finamente a couve, reserve. Lave, descasque e corte em rodelas a cebola, e o pepino, reserve. Lave, retire as sementes e corte a pimenta em pedaços pequenos e reserve.

MOLHO

INGREDIENTES

1 laranja pêra pequena (175g)

1 colher (chá) de molho de mostarda amarela (5g)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)

1/2 colher (chá) de sal (3g)

1/2 colher (sopa) de chia (5g)

MODO DE PREPARO

Lave, esprema a laranja, e reserve o suco. Em uma tigela, coloque o suco reservado, a mostarda, o azeite, o sal e a chia, e mexa.

MONTAGEM

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de amendoim sem pele e sem sal (20g)

MODO DE PREPARO

Em um refratário, disponha todos os ingredientes da salada, regue com o molho e finalize com o amendoim, sirva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES