Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Conheça e aproveite os vegetais que estão na época em julho

Veja a lista os principais vegetais disponíveis nesta época

Compartilhe

Consumida crua na salada, refogada ou ingrediente para turbinar sucos nutritivos, a couve é um dos alimentos que estão em plena safra no mês de julho. Considerada um alimento muito saudável, a couve possui vários nutrientes, entre eles cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela é uma ótima fonte de fibras, importante para o bom funcionamento intestinal. Uma das formas de preparar a couve é o caldo verde, sopa típica portuguesa, ideal para o inverno.

Além da couve, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lista os principais vegetais disponíveis nesta época, contribuindo para a alimentação mais saudável da população. Saiba mais sobre eles:

Divulgação

Couve flor

É apreciada por sua textura e versatilidade na cozinha. Em saladas, refogada ou assada, a couve-flor conquista o paladar. Possui nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e água, que atuam em toda a regulação do organismo e do sistema imunológico. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser um alimento funcional, contendo substâncias protetoras contra o câncer, principalmente o de mama.

Mandioca

A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, que contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.

Abóbora

A abóbora é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra; proteínas; vitaminas do complexo B; magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.

Batata doce

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece energia de forma prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.

Inhame

O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Mandioquinha

A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório. Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.

Receitas:

Couve-flor gratinada com talos e folhas

INGREDIENTES

1/2 cebola pequena (50g)

1 dente de alho médio (4g)

1 pé pequeno de couve flor (400g)

2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor (200g)

1 colher (sopa) de óleo (15ml)

1 colher (chá) de sal (6g)

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20g)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)

1 xícara (chá) de leite desnatado (240ml)

1 xícara (chá) de água (240ml)


MODO DE PREPARO

Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave a couve-flor com as folhas. Desgalhe os buquês e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas. Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a metade do queijo ralado, a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar. Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno preaquecido, para gratinar, por 30 minutos.


RECEITA 2

Salada cítrica de couve com laranja

SALADA

INGREDIENTES

4 folhas de couve manteiga (60g)

1/4 cebola roxa grande(30g)

1/2 pepino japonês médio (85g)

1/2 pimenta dedo-de-moça (3g)

MODO DE PREPARO

Lave e corte finamente a couve, reserve. Lave, descasque e corte em rodelas a cebola, e o pepino, reserve. Lave, retire as sementes e corte a pimenta em pedaços pequenos e reserve.

MOLHO

INGREDIENTES

1 laranja pêra pequena (175g)

1 colher (chá) de molho de mostarda amarela (5g)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)

1/2 colher (chá) de sal (3g)

1/2 colher (sopa) de chia (5g)


MODO DE PREPARO

Lave, esprema a laranja, e reserve o suco. Em uma tigela, coloque o suco reservado, a mostarda, o azeite, o sal e a chia, e mexa.

MONTAGEM

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de amendoim sem pele e sem sal (20g)

MODO DE PREPARO

Em um refratário, disponha todos os ingredientes da salada, regue com o molho e finalize com o amendoim, sirva.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar