Conheça o Mounjaro, medicamento contra o diabetes aprovado pela Anvisa

Um benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso).

Novo medicamento contra diabetes tipo 2 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado nesta segunda-feira, 25, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. Trata-se do Mounjaro, que tem como princípio ativo a tirzepatida, que atua no controle do açúcar no sangue em adultos que têma doença, numca combinação com dieta e exercícios físicos. O remédio é da farmacêutica Eli Lily e estará disponível em fornato de caenta injetável. Depois da aprovação, o medicamento será precificado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) antes de chegar às farmácias, o que pode levar alguns meses.

A orientação é que a medicação seja administrada via injeção semanal. Segundo a Anvisa, pesquisas deixaram evidentes que a  tirzepatida diminui a quantidade de hemoglobina no sangue de forma significativa, o que indica o controle de açúcar e vem contribuir para  queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros. 

“Outro benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso), uma vez que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do DM2 [diabetes tipo 2]”, diz publicação da Anvisa, que destaca ainda que os efeitos do Mounjaro é superior ao concorrente Ozempic ((semaglutida).

"Dentro dos dados da literatura apresentados até o momento, aparenta ser o medicamento mais potente que nós temos tanto para o controle da glicose, como para a redução do peso nesses pacientes", diz Rodrigo Lamounier, endocrinologista e diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

A injeção do Mounjaro foi aprovado nas concentrações de 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 25 mg/mL e 30 mg/ML. O tratamento deve ser feito junto com a dieta e prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico do paciente.

A  tirzepatida faz retardar o esvaziamento do estômago. Desta forma, a pessoa tem a sensação de estar saciado por período mais longo. O princípio ativo também inibe os sinais de fome emitidos pelo cérebro, o que elimina o apetite.

Quanto vai custar?

Após aprovação pela Anvisa, o Mounjaro precisa ser precificado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o que pode ocorrer em alguns meses. Nos Estados Unidos, o medicamento também é usado para tratar diabetes tipo 2, quatro doses, que garante um mês de uso, podem custar cerca de US$ 1 mil, o que equivale a aproxisamente R$ 5 mil,isso paara o consumidor sem plano de saúde.

Diabetes tipo 2

No mundo, a projeção é de que haja cerca de 463 milhões de pessoas no mundo com a doença, na faixa de 20 a 79 anos, sendo que  o tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.  

O diabetes tem como característica a produção insuficiente de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose. A doença é uma das principais causadoras de insuficiência renal, cegueira, amputação e doença cardiovascular, complicações que podem levar à morte.  

Pelas projeções feitas, 578,4 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes em 2030, e mais de 700 milhões em 2045 em razão da tendência de aumento da obesidade, falta de alimentação saudável e também de atividade física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES