Conheça o país onde mulheres são enterradas sem identidade

No entanto, um movimento de mulheres surgiu nas redes sociais como objetivo de reverter esse contexto.

Movimento tenta quebrar a negação da identidade de mulheres | (Jalil Rezayee)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Afeganistão, é costume as mulheres serem forçadas a manter seus nomes em segredo por diversas etapas de sua vida. No país, ainda é comum que nem na própria lápide, ao morrer, pareça seu nome e nem mesmo no atestado de óbito. No entanto, um movimento de mulheres surgiu nas redes sociais como objetivo de reverter esse contexto, que se arrasta por anos e décadas, que é a campanha  "WhereIsMyName" (Onde está meu nome?). 

Um reportagem da Folha de São Paulo denota bem a sede de mudança no movimento através de Laleh Osmany, moradora da cidade de Herat, que se transformou no lema "WhereIsMyName", que seria uma mobilização para a recuperação do que ela caracteriza como o "direito mais básico".  Em depoimento à BBC, ela revelou que o objetivo do levante é questionar e provocar uma discussão em torno da negação de suas identidades.  Segundo ela, a campanha está um passo mais perto de seu objetivo de convencer o governo afegão a registrar os nomes da mãe e do pai nas certidões de nascimento. 

Movimento tenta quebrar a negação da identidade de mulheres (Jalil  Rezayee)

Atualmente já existe o apoio no Parlamento para que o assunto seja debatido mais a fundo. Até alguns famosos, como o músico Farhad Darya e a cantora Aryana Sayeed, já apoiam a campanha "WhereIsMyName?" desde seu surgimento. 

Usar publicamente o nome de uma mulher é desencorajado e pode até ser considerado um insulto em muitas partes do Afeganistão, segundo a reportagem da Folha. Os homens ainda  relutam em mencionar abertamente os nomes de suas irmãs, esposas ou mães porque isso é considerado vergonhoso e desonroso. As mulheres são conhecidas apenas como mãe, filha ou irmã do homem mais velho da família. Pela lei, apenas o nome do pai deve ser registrado em uma certidão de nascimento. 

Por quase 20 anos, desde a queda do regime taleban, grupos nacionais e internacionais tentam reforçar de novo a presença das mulheres na vida pública. Porém, a realidade é que mulheres chegam a ser agredidas no país se disseram seus nomes a, por exemplo, médicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES