Conhecida como Cidade Modelo, Picos completa hoje aniversário de 132 anos

Sua forte influência econômica afeta não só as cidades circunvizinhas como também outros estados. Essa força surgiu com a pecuária e logo se estabeleceu com o comércio

Picos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Picos, a Cidade Modelo, completa nesta segunda-feira (12), o aniversário de 132 anos de emancipação política, como um dos mais importantes municípios piauienses, sendo uma referência na região centro-sul do Estado e o principal entroncamento rodoviário do Nordeste, ligando o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. 

Sua forte influência econômica afeta não só as cidades circunvizinhas como também outros estados. Essa força surgiu com a pecuária e logo se estabeleceu com o comércio.

Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos possui estilo neogótico - Foto: Divulgação

Aliás, Picos possui uma das maiores feiras livres da região Nordeste e realiza diversos eventos ligados ao agronegócio onde, além da pecuária, o mel é um destaque. Na cidade vizinha de Bocaina, há uma barragem homônima, que é bastante utilizada pela população também como balneário. 

Na parte cultural, destaca-se a catedral de Nossa Senhora dos Remédios, templo em estilo neogótico, e o museu Ozildo Albano, que possui um acervo sobre a história do município.

Museu Ozildo Albano, com relíquias da história piauiense e um artigo milenar

Centro

No Centro de Picos, está a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios com seus 90 vitrais, altares em mármore de Carrara e 40 metros de altura, pode ser vista de vários pontos da cidade. Ao redor encontra-se a feira popular, uma das maiores do Nordeste que se esparrama pelas ruas centrais com suas bancas de temperos, verduras, artesanato entre outras coisas. 

Feira popular de Picos é considerada uma das maiores do Nordeste - Fotos: Divulgação/Ccom 

Na Praça Josino Ferreira, está o Museu Ozildo Albano, com relíquias da história piauiense e um artigo milenar: uma lâmpada de azeite do século I da era Cristã, vinda da catacumba de São Calisto. Uma visão privilegiada dessa região pode-se ter a partir do mirante do Morro da Mariana, no bairro homônimo.

 Açude

O açude fica na cidade de Bocaina, a cerca de 20 quilômetros de Picos e funciona não só para o abastecimento como também como fonte de lazer, sobretudo nos feriados prolongados.

Catedral possui cerca de 90 vitrais imponentes que embelezam um dos principais simbolos do Picos 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES