Conhecida mundialmente, arqueóloga Niède Guidon completa 90 anos

Ela revolucionou uma das mais importantes áreas arqueológicas do Brasil, que atualmente concentra um dos maiores sítios pré-históricos do planeta, o qual foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Conhecida mundialmente, arqueóloga Niède Guidon completa 90 anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A arqueóloga Niède Guidon, conhecida mundialmente pelas pesquisas sobre o povoamento das Américas, completa 90 anos neste domingo (12). Ela revolucionou uma das mais importantes áreas arqueológicas do Brasil, que atualmente concentra um dos maiores sítios pré-históricos do planeta, o qual foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

Conhecida mundialmente, arqueóloga Niède Guidon completa 90 anos | Foto: Reprodução / Governo FederalNascida em 12 de março de 1933, a pesquisadora Niède Guidon, atua na região de São Raimundo Nonato, a 525 km de Teresina, desde a década de 1970. Ela ajudou no desenvolvimento econômico e social de municípios do entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Niède Guidon também criou o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, que recebem milhares de visitantes e ajudam a movimentar a economia. 

HOMENAGENS

Nas redes sociais, Niède recebeu diversas homenagens pela sua trajetória e pioneirismo. Os perfis do Parque Nacional da Serra da Capivara homenagearam a arqueóloga e narram sua trajetória de vida.

“Não estamos falando de uma pesquisadora que teve sorte de saber dessas inscrições rupestres daqui do Piauí e que veio estudá-las e, posteriormente, criou um parque. Podemos dizer que a Serra da Capivara quem teve a sorte de ser encontrada por alguém de tanta fibra, que persistiu e dedicou uma vida para que ela se tornasse o que é hoje”, diz a nota. 

“Inspiração. Hoje a bicharada da Serra da Capivara está em festa, comemorando os 90 anos da sua mais fiel protetora: Drª Niéde Guidon. O sentimento é de gratidão. Feliz Aniversário”, disse.

Outros perfis homenagearam a arqueóloga com lembranças e reflexões sobre sua trajetória incansável.

“Hoje a incansável Arqueóloga Brasileira Dra Niède Guidon está aniversariando, responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das mais importantes Unidades de Conservação Brasileira, e defende a teoria que o povoamento da América tem datações que remontam até 100 mil anos. Nossa eterna gratidão! Dra Niède Guidon, felicidades”, disse.

E para muito além, Niède Guidon será homenageada na produção de um livro, onde vai narrar retratos de mulheres que construíram, expandiram e transformaram seus campos de atuação no país. A Editora Rosa dos Tempos compartilhou várias publicações para homenagear a arqueóloga.

TRAJETÓRIA

Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Niède Guidon é filha de pai francês e mãe brasileira. Ela é formada em História Natural pela Universidade de São Paulo, e chegou a lecionar por quase 8 anos em Paris, na França, antes de chegar ao Piauí, no ano de 1973. 

A chegada de Niède, possibilitou a realização de uma missão arqueológica formada por pesquisadores brasileiros e franceses, que anos mais tarde resultaria na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

Conhecida mundialmente, arqueóloga Niède Guidon completa 90 anos | Foto: André PessoaNiède Guidon comandou por várias décadas o trabalho de pesquisa e preservação de um dos maiores acervos de sítios arqueológicos do mundo, com pinturas rupestres e outros vestígios dos primeiros habitantes da área. 

Ao longo de sua trajetória, Niéde Guidon recebeu inúmeros títulos e reconhecimentos, entre eles está o de Academia Brasileira de Ciências e da Academia Piauiense de Letras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES